Menina ou mulher você é linda sim! Você é linda assim! — Moda Sem Crise
03 • março • 2017

Menina ou mulher você é linda sim! Você é linda assim!


EDITORIAL – Acabei perdendo a conta de quantas vezes comecei a esboçar esse editorial. E confesso que por várias razões não segui adiante. O plano era escrever durante o Carnaval para então publicá-lo nas primeiras horas do 1º dia de março – como um sinal de boas vindas a esse mês tão querido. Não sei dizer se foi um daqueles bloqueios criativos ou simplesmente peça do destino. Reconheço que em 2017 temos estado com uma agenda que inclui além de apuração e criação de conteúdo, reuniões e mais reuniões com pessoas e iniciativas interessantes e interessadas em estabelecer parcerias. E também temos trabalhado muito para a execução de um dos mais valiosos projetos do Moda Sem Crise: a campanha #soulindaassim. E tudo isso tem demandado força e tempo. Mas, diante dos fatos, decido ficar com a explicação de que o universo tem sido generoso e o destino tem se revelado um bom amigo.

Veja bem, uma reunião marcada de última hora, na tarde desta quinta-feira [2], acabou por interromper mais uma vez o desenvolvimento do texto. Cheguei ao local no horário combinado, mas enquanto aguardava ser atendida fui apresentada a uma jovem de doze anos. Uma menina linda de sorriso largo, porém tímida e desconfiada. Ela topou conversar comigo com uma condição: continuar a pintar seu desenho, uma Minnie impressa em uma folha de sulfite A4 de cor branca. Entre a escolha de uma de cor de lápis e outra, a garota que após  conseguir quebrar o gelo me chamava de tia contou sobre a violência que sofreu na escola por seus companheiros de classe.

Chamada de macaca e feia por ser negra, ela acreditou e isso a cegou para a sua beleza. Tentei convencê-la do contrário. Demorou até que ela parecesse entender que ao dizer que a achava linda, o fazia simplesmente por saber e ver exatamente o que eu enxergava: uma menina linda, linda mesmo! Foi preciso insistir e repetir e repetir: “menina você é linda sim, você é linda assim”. Tivemos pouco tempo, mas nosso bate-papo foi longo o bastante para reforçar o entendimento: há em toda parte meninas e mulheres que precisam ser curadas de suas feridas. E posso ficar de braços cruzados. Mas posso também me propor fazer algo.

Pouco depois, já em casa, recebi dois áudios de Fabiana de Souza. A Fabi, assim como Elaine Paiva [que hoje é sócia-diretora aqui no Moda] foi estrela da primeira edição da #soulindaassim, isso em março de 2016.  Naqueles 15 minutos gravados, ouvi atenta a narração da Fabi sobre como fazer parte da campanha mudou sua vida. Ela fez questão de falar não só sobre aquela tarde, véspera de Carnaval, mas sobre os doze meses que passaram desde então. E a essa altura você deve ter reparado que o destino preparou mais um estímulo para me fazer defender aqui nesta publicação essa tão importante e necessária campanha. Haja o que houver, acredito que toda menina ou mulher atingida pela #soulindaassim terá sua vida tocada. Eu torço muito por transformação.

menina-ou-mulher-voce-e-linda-sim-voce-e-linda-assim

Fabiana à esquerda e Elaine à direita foram as estrelas da 1º edição da campanha #SouLindaAssim – Fotos: Edson Lopes Jr.

Ano passado, Edilene e eu havíamos colocado a plataforma no ar em janeiro e o primeiro Dia Internacional da Mulher merecia ser celebrado em grande estilo. Elaine na época era apenas uma apoiadora do projeto e leitora assídua das dicas de moda que dávamos. As levamos para um estúdio no Cambuci, região central de São Paulo, e com a ajuda do amigo e fotógrafo Edson Lopes Jr. realizamos com sucesso dois ensaios e desenvolvemos a campanha. O convite incluía a publicação das fotos e de um texto. Foi sem dúvida um momento ímpar.

menina-ou-mulher-voce-e-linda-sim-voce-e-linda-assim

Ser modelo era sonho de infância e participar da campanha foi uma grande realização – Foto: Edson Lopes Jr.

Fabi explicou que em um ano sua vida virou do avesso. A começar por uma desejada, mas inesperada gravidez. Diagnosticada com Lúpus, essa professora hoje com 36 anos, havia emagrecido. A dieta serviu também para melhorar a qualidade de vida e controlar a doença. O que não sabíamos era que durante o ensaio, nossa estrela estava grávida à espera da terceira filha. “Quando fiz o ensaio me senti poderosa, me senti mulher. Tinha feito uma dieta que controlou o Lúpus. Achei que ficaria nervosa durante o ensaio, mas foi tão natural que se tornou uma experiência fantástica. Eu estava grávida e não sabia. Hoje tenho três filhas. Chegou a Ana Liz, o pedacinho que faltava no meu coração. Fiquei sem tempo, sem dinheiro, sem dormir. Só que agora sou três vezes mais feliz do que era antes”, comentou e comemorou. “Consegui manter a dieta e o Lúpus controlado, durante a gravidez engordei 7,5 kg e depois que a Liz nasceu perdi 19 kg. Essa menina mama e quase não tenho tempo de comer direito, mas procuro me alimentar com coisas bem saudáveis, busco fontes de energia para aguentar as noites de mamadas, as cólicas. E a única complicação foi um alergia no pé”, disse. Em 2015, antes de se comprometer com uma alimentação equilibrada e balanceada a Fabi disse ter tido crises de rinite, alergias, e seis pneumonias.

menina-ou-mulher-voce-e-linda-sim-voce-e-linda-assim

Fabi estava grávida e não sabia. Ela deu à luz Ana Liz em 6 de outubro de 2016 – Foto: Edson Lopes Jr.

Participar da #soulindaassim causou nessa linda mulher a sensação de sonho realizado. Não foram raras as vezes que ela comentou que seu grande sonho era ser modelo. Entrar num estúdio, tirar fotos bem bonitas e ver essas imagens divulgadas. “Essa oportunidade despertou em mim a verdade, meu melhor lado, foi um sonho realizado. Quando olhei a matéria pronta, achei surreal. Minhas amigas mandavam mensagens dizendo ‘Fabi você está linda’. E eu falava: ‘Estou mesmo!’, eu arrasei. E não me importo com o julgamento das pessoas, porque julgar é o que as pessoas fazem o tempo todo. O ensaio serviu para me mostrar o quanto sou bonita. E não importa se estou maquiada e toda arrumada. Se as pessoas olharem nos meus olhos e verem o que eu estou sentido, a verdade, elas vão me achar bonita também e meus atos ficam em segundo plano. E me sinto também mais confiante. Fazer parte disso me trouxe muita confiança para acreditar em mim e no meu potencial. O ensaio revelou meu melhor lado”.

menina-ou-mulher-voce-e-linda-sim-voce-e-linda-assim

Ana Liz provando que nasceu para sorrir – Fotos: Instagram/Fabi de Souza

A partir daqui falaremos muito sobre a #soulindaassim. Afinal, este mês retomamos o projeto. Temos trabalhado na produção dos novos ensaios para que a cada mês histórias lindas e inspiradoras como a que nos trouxe até aqui, o primeiro de todos os ensaios, quando partimos para a ação ao fotografar nossa amiga Pri, sempre mencionada aqui,histórias como da Elaine e da Fabi continuem a estimular e encorajar mulheres como eu, como você que nos lê, como a garotinha linda que espero ver fotografada linda e poderosa com sua história contada aqui nos faça seguir.  O resultado da reunião desta quinta em um de nossos parceiros, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso, na zona norte de São Paulo é uma ação que deve envolver a comunidade moradora das imediações do equipamento cultural de gestão pública. E esse é só o primeiro passo rumo a nova temporada da nossa repaginada campanha. Que não nos falte força. Que não nos falte garra. Que não nos falte amor. Que não nos falte amar.

Vamos que vamos.

Feliz Março!

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: