Edson Lopes Jr. o fotógrafo por trás da campanha #SouLindaAssim — Moda Sem Crise
29 • março • 2016

Edson Lopes Jr. o fotógrafo por trás da campanha #SouLindaAssim


BELEZA – “A câmera é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmera”. Essa frase foi dita por uma importante fotógrafa norte-americana, Dorothea Lange (1895-1965). E ao ler e reler parece fazer tanto sentido com o que vivemos neste mês de março aqui no Moda Sem Crise, tanto para quem fotografa quanto para quem é fotografado. Durante todo o mês você acompanhou a campanha #SouLindaAssim. O objetivo era exatamente esse, fazer com que mulheres e cada vez mais mulheres conseguissem se enxergar como realmente são: lindas! E a fotografia foi a arma usada nesta missão.

Nós não teríamos conseguido colocar no ar um campanha tão bonita, real e emocionante sem a colaboração de um excelente profissional da fotografia. E é o Edson Lopes Jr., fotógrafo que nos ajudou e tem sido parceiro não de hoje, mas desde sempre, quem você conhece agora. Corintiano, paulistano, aos 31 anos, ele soma participações em ocasiões e eventos nacionais e internacionais nas mais diferentes áreas: política, economia, esportiva, de moda e por aí vai… E por falar em moda, dois de seus principais projetos tem muito a ver com o que acreditamos e nos enche de orgulho: Divas Que Correm e Ensaios Para Insta. Então, se liga neste bate-papo. E se bater aquela vontade de ter um ensaio para chamar de seu, #ficaadica! 😉

Foto: Bruno Santos

 

O início da carreira

Desde 2007 me mantenho por meio da fotografia. Eu era office-boy em um jornal de São Paulo (Folha de S. Paulo) e uma das minhas funções era separar os jornais brasileiros e alguns internacionais para todos os departamentos da empresa. Comecei a reparar na força de algumas fotos das capas dos jornais, mesmo sem educação em imagem ainda, percebia que algumas imagens tinham um algo a mais, uma mensagem, uma força, isso me chamou a atenção. Na maioria das vezes eram imagens de dor, desigualdade social e esportes. Com isso nasceu a paixão pelo fotojornalismo. Ao mesmo tempo em que buscava saber mais sobre com os profissionais do jornal, acompanhando-os em algumas pautas, perguntando na redação e conversando, fui buscando o aprendizado com cursos e depois graduação.

 

Mais do que registros

Meu trabalho é totalmente ligado a veia do fotojornalismo, hoje em dia busco, na medida do possível,  não apenas cumprir a pauta, registrá-la, pra isso temos um exército de fotógrafos e pessoas com smartphones registrando tudo o tempo todo por aí. Busco mostrar o meu olhar sobre o acontecimento, a minha intervenção sobre aquele evento. Dependendo da pauta e pra onde você está trabalhando, é possível. Mas, às vezes não tem como e você deve buscar isso nos trabalhos autorais mesmo.

 

O que direciona o olhar

As imagens que mais me chamam a atenção são as de desigualdade social produzidas com uma estética apurada fotográfica. Seja ela no tratamento, luz, enquadramento. Como citei no início sentimos quando a imagem tem algo mais, senão apenas olhamos e seguimos. Também tenho um carinho especial pela fotografia de esportes.

 

Experiência na fotografia feminina

Participei de algumas produções de moda para uma revista de um jornal que trabalhava, esse foi o primeiro contato, porém quando trabalhava no Portal Terra participei de inúmeras edições de São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. Também faz três anos que participo de um projeto de corrida de rua feminina onde obtenho mais aprendizado e experiência com a fotografia no ramo feminino. Um olhar especial é preciso pra você desenvolver um projeto especial fotográfico. Técnica fotográfica, domínio sobre equipamento, luz, todos podemos aprender, o que nos diferencia será o nosso olhar aliado a técnica, experiência, sentimento, etc. O que penso ser necessário para o desenvolvimento de um ensaio feminino é saber entender, ouvir, ter paciência com a pessoa fotografada, procurar compreender seu universo, mesmo que com pouco tempo, para assim buscar produzir as imagens da forma que ela gostaria e merece ter.

 

Divas Que Correm e Ensaios para Insta

A jornalista fundadora do Divas Que Correm, Giselli Souza, ao centro com sinalizador de fumaça durante evento // Foto: Edson Lopes Jr.

Giselli Souza, ao centro com sinalizador de fumaça // Foto: Edson Lopes Jr.

O Divas que Correm é um blog de corrida de rua produzido pela jornalista Giselli Souza, trabalhamos juntos no Portal R7. O conceito se formou naturalmente. O Divas fomenta o resgate da autoestima feminina através da corrida de rua, o combate ao sedentarismo independente do seu tempo de corrida, ritmo, biotipo, todas as mulheres são bem-vindas, todas ali são Divas. A nossa ideia é de inclusão, todas tem a mesma importância. A fotografia tem papel fundamental pois é a cereja do bolo nesse processo, é a confirmação da autoestima da Diva.

Divas Que Correm // Fotos: Edson Lopes Jr.

Divas Que Correm // Fotos: Edson Lopes Jr.

Produzimos imagens das Divas nos nossos encontros, corridas, treinos. E todo conteúdo fotográfico é gratuito. O Ensaios Para Insta propõe ensaios fotográficos a toda e qualquer mulher interessada em ter seu momento de Diva.

Ensaios para Insta // Fotos: Edson Lopes Jr.

Ensaios para Insta // Fotos: Edson Lopes Jr.

Então, mulheres que gostariam de produzir ensaios exclusivos têm a chance de fazê-lo de forma, seja como corredora, seja como modelo, mesclando isso, enfim, a pessoa pode escolher o formato da produção do seu ensaio, que pode ser feito em estúdio, em locações externas, ou os dois juntos. Os valores variam de acordo com o formato do ensaio desejado, mas é totalmente acessível pra qualquer pessoa.

 

Ensaio para a campanha #SouLindaAssim

O tempo de conhecimento entre o fotógrafo e a pessoa fotografada tem relação nas imagens produzidas. Quanto mais tranquilidade o fotógrafo conseguir passar pra pessoas que estão posando no momento, melhor ficará o resultado. Mesmo com a explosão de selfies, imagens mil, feitas com o próprio celular, posar para uma câmera e uma pessoa desconhecida traz um estranhamento. A experiência, paciência e a personalidade de cada profissional faz isso acontecer mais rapidamente. E no caso da Fabi e da Elaine o processo ocorreu tranquilamente.

Bastidores do ensaio fotográfico da campanha #SouLindaAssim // Fotos: Edilene Ribeiro

Bastidores do ensaio fotográfico da campanha #SouLindaAssim // Fotos: Edilene Ribeiro

 

Passados os primeiros momentos do ensaio, quando consegui passar pra elas a ideia que queria nas imagens, a concentração delas se alinhou comigo e o ensaio começou a produzir bons resultados. O que senti delas foi uma verdade, uma maneira de expor o melhor de cada uma, uma simplicidade.

Bastidores do ensaio fotográfico da campanha #SouLindaAssim // Fotos: Marcela Fonseca

Fotos: Marcela Fonseca

O simples é o mais difícil. Participar da campanha Sou Linda Assim foi uma experiência muito agregadora. Ao meu ver a fotografia serviu de suporte para fortalecimento da ideia da campanha e pelas opiniões delas acredito que atingimos os resultados.

 

Toda mulher merece ser linda assim

Um ensaio fotográfico é a afirmação da mulher. É mandar pra longe todos os medos e receios que somos cobrados pelos padrões estéticos da sociedade que vivemos. Um ensaio exclusivo consegue mostrar uma mulher tão forte e poderosa mas que estava esquecida, ou ofuscada. Enfim, um ensaio entre uma série de outras coisas, pode trazer um sorriso de volta.

 

Ficou curiosa para conhecer mais do trabalho do Edson? Acesse o site do rapaz Edson Lopes Jr. Vale e muito a pena!!!

 

Leia também:

PORQUE EU #SOULINDAASSIM

Elaine Paiva estrela da campanha #SouLindaAssim

Fabi: superação, força de vontade e bom-humor definem sua beleza!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

2 Respostas para "Edson Lopes Jr. o fotógrafo por trás da campanha #SouLindaAssim"

PORQUE EU #SOULINDAASSIM — Moda Sem Crise - 11, novembro 2016 às (20:04)

[…] EDSON LOPES JR. O FOTÓGRAFO POR TRÁS DA CAMPANHA #SOULINDAASSIM […]

Menina ou mulher você linda sim! Você é inda assim! — Moda Sem Crise - 03, março 2017 às (02:35)

[…] As levamos para um estúdio no Cambuci, região central de São Paulo, e com a ajuda do amigo e fotógrafo Edson Lopes Jr. realizamos com sucesso dois ensaios e desenvolvemos a campanha. O convite incluia a publicação […]

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: