Unibes Cultural recebe evento que discute a moda inclusiva — Moda Sem Crise
07 • dezembro • 2017

Unibes Cultural recebe evento que discute a moda inclusiva


Com pouco mais de dois anos de atividade, a Unibes Cultural tem consolidado seu papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais. O prédio localizado na Rua Oscar Freire, bem ao lado da Estação Sumaré da Linha 2 Verde do Metrô é uma plataforma pronta para conectar e compartilhar. E a moda e tudo o que a permeia esse universo tem sido assunto recorrente no espaço. Dias atrás, o local recebeu a Brasil Eco Fashion Week – Semana Brasileira de Moda Sustentável. E agora, nos dias 8 e 9 de dezembro, volta a ser palco de encontro, debates e reflexões sobre o universo e o futuro da moda. A programação envolve uma série de ações que vai desde a 2ª edição do MoDe realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), passando pela Inclusive que traz uma exposição e workshop inédito promovido pelo Instituto Irmãos Campana. Até o desfile da 9ª edição do Concurso Moda Inclusiva, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

unibes-cultural-recebe-evento-que-discute-moda-inclusiva

Em novembro a Unibes Cultural recebeu a #BEFW. Na imagem a roda de conversa “Consciência: de Dentro para a Moda”. Bate-papo emocionante e de muito aprendizado com Fernanda Simon, Malga Di Paula, Flavia Aranha, Adriana Dorgan e Cacá W. Camargo. Após evento sobre moda sustentável, o local abre espaço para outra importante discussão: a moda inclusiva – Foto: Agência Fotosite

Durante os dois dias de MoDe todos os envolvidos terão a chance de discutir o mercado de moda e design frente aos novos valores econômicos os considerando como agentes transformadores. A ação trará personalidades do meio para mesas de conversa com temas diversos, entre eles: “Pensando modos de (re) existência”, “Comunicação e Processos da Moda”, “Materiais e tecnologia”, “Inclusão se aprende na escola”, etc. André Hidalgo, da Casa de Criadores, Karlla Girotto, a jornalista Juliana Lopes, a pesquisadora Maria Sanchez, Flavia Guerra, curadora do Feed Dog Brasil, estão também entre os convidados.

A Inclusive, iniciativa de ações para inclusão com foco na moda e design, fará uma exposição inédita com peças adaptadas de grandes nomes da moda como Adriana Barra, Juliana Jabur, Mario Queiroz, Isaac Silva da Casa dos Criadores, e marcas como Egrey e Cartel 011.  A agência para a promoção da inclusão também irá promover um workshop inédito em parceria com o Instituto Campana – a Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos fundada pelos Irmãos Campana, cujo propósito é promover a transformação da sociedade através do design. Pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro irão customizar suas próteses com a colaboração da equipe do Instituto Campana.

E sábado (9), às 17h, acontece a 9ª edição do Concurso de Moda Inclusiva Internacional. Com o objetivo de incentivar a produção de looks para pessoas com deficiência, o concurso é uma oportunidade para estudantes e profissionais de diversas áreas discutirem tendências, debaterem novas ideias e trocarem experiências no âmbito da moda inclusiva e mercado têxtil.

Nesta nona edição, participaram estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais da área da moda e da saúde não só do Brasil. Na ocasião, desfilam os modelos finalistas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e Bahia. O concurso também recebeu inscrições dos estados Amazonas, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Itália, Nigéria, Singapura, Paraguai e Irã. Os três melhores serão premiados.

unibes-cultural-recebe-evento-que-discute-moda-inclusiva

Um dos looks vencedores do 8º Concurso Moda Inclusiva – Foto: SEDPcD

A ideia de tornar o Concurso Moda Inclusiva internacional surgiu da necessidade de convidar participantes de todo o mundo a compartilhar soluções inovadoras que podem contribuir no bem estar e na qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de apresentar novos conceitos à moda.

O Concurso Moda Inclusiva acontecerá durante o “Mercado MoDe” no final de semana, das 10h às 18h. O mercado consiste na exposição e na venda de mercadorias que tenham como foco a transformação da economia por meio da investigação de novos usos para antigos materiais, com uma visão de mundo que integre ser humano e natureza. A proposta é fomentar uma rede de novos designers, em um espaço para apresentar projetos e produtos pensados em novos modelos de negócios pautados na responsabilidade social e ambiental.

O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9,3 milhões. Há um grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.

Serviço
MoDe + Inclusive + 9º Concurso Moda Inclusiva
Dias: 
8 e 9 de dezembro
Horário:   
Das 10h às 20h
Local: 
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré – São Paulo/SP
Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

MODA INCLUSIVA: “SOMOS PESSOAS E A DEFICIÊNCIA É APENAS UMA CARACTERÍSTICA”

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos! 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: