20 • agosto • 2018

Virada Sustentável 2018: Confira destaques da programação


Oportunidade para quem quer aprender mais sobre caminhos sustentáveis, a versão paulista da Virada Sustentável 2018 acontece entre os dias 23 e 26 de agosto. A programação é extensa e conta com uma série de atividades em diferentes locais de São Paulo.

Criado em 2017, o evento se baseia nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser implementados em todos os países do mundo até 2030.

Resultado de um movimento de mobilização colaborativa que faz deste o maior festival da temática em todo o Brasil, além de acontecer anualmente e ter origem na Capital paulista, a Virada Sustentável é realizada também em outras cidades brasileiras.

Toda a mobilização envolve a articulação e participação direta de organizações públicas e privadas, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade.

Para essa edição, o Moda Sem Crise aponta alguns destaques da programação. Mas, vale ressaltar que além das opções indicadas aqui, há inúmeras outras tão interessantes quanto. Veja se é o que procura. E boa virada!

Festival tem origem em São Paulo e já acontece nas cidades de Campinas, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Valinhos – Foto: Virada Sustentável Salvador Reprodução Facebook

Dia 23 | Quinta-feira

Painel 1 | Diversidade Racial das Empresas – Diversidade: Revelando os vieses inconscientes de gênero e raça das organizações. Painelistas: Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta; Tadeu Nardocci, vice-presidente Sênior e Presidente da Novelis América do Sul; Margareth Menezes, cantora, compositora e fundadora do projeto social Fábrica Cultural em Salvador; mediador Thiago Amparo, professor de diversidade do curso de Direito da FGV-SP. Local: Unibes Cultura (Rua Oscar Freira, 2.500, Pinheiros). Horário: das 8h30 às 10h.

Painel 2 | Diversidade de Gênero e Inovação nas Organizações. Painelistas: Mara Behlau, PhD fonoaudiólogia na Universidade Federal de São Paulo e Consultora em Comunicação Humana para indivíduos e empresas; Margareth Goldenberg, gestora executiva Movimento Mulher 360; Mônica Picavêa, jornalista e consultora para investimento social privado e projetos de inovação social, pela Oficina da Sustentabilidade. Mediadores Flávia Moraes, consultora em sustentabilidade, sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade; e André Fische, empreendedor, ativista e jornalista. Local: Unibes Cultura (Rua Oscar Freira, 2.500, Pinheiros). Horário: das 10h30 às 12h.

Coleta de Tecidos | Circuito Integrado pela Sustentabilidade – Coleta especial durante o período da Virada Sustentável aberta para a comunidade de quinta (23) até sábado (25).  Local: Banco de Tecidos (Rua Aliança Liberal, 1012, Vila Leopoldina). Horário: das 9h às 17h.

Mindfulness at Work com Marcelle Martins. Comunidade com propósito de unir pessoas a um estilo de vida consciente pela cura do planeta Terra. Inscrições: contato@aflora.co. Local: Aflora Comunidade de Inovação e Consciência (Rua Cônego Eugênio Leite, 840, Pinheiros). Horário: das 11h30 às 12h.

Oficina de Cosméticos Naturais com Rebecca Lorenzetti Bezerra – Já parou para pensar em quantos cosméticos utilizamos todos os dias? E como eles são produzidos? E quais são seus ingredientes? Será que todos esses ingredientes são benéficos á saúde e ao meio ambiente? A resposta é não! A maioria dos cosméticos que utilizamos possuem compostos que são tóxicos ao nosso corpo e ao meio ambiente. Nessa oficina você irá aprender a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos e irá aprender um pouco mais sobre como reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente. Local: CEU Heliópolis (Estrada das Lágrimas, 2385, Heliópolis). Das 15h às 16h.

Autoliderança e Desenvolvimento Sustentável: o que valores reconhecidamente femininos têm a ver com isso? – A FGV promove palestra sobre autoliderança, ética do cuidado e desenvolvimento sustentável. Com Kuki Bailly, CEO da RedeDots. E mediação de Renata Mendes, premiada em 2017 como “Mulher da década em liderança comunitária e mudança social” no Woman Economic Forum, e  Gabrielle Picholari, fundadora do movimento Olhar Fértil. Local: FGV Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Av. Nove de Julho, 2029). Das 17h às 19h.

Modernidade Líquida e os Impactos Ambientais | Quem é você? Caçador ou Jardineiro? – A palestra apresenta, pela perspectiva do sociólogo Zygmunt Bauman, os principais desafios encontrados pela sociedade atual, que tem seu comportamento orientado ao consumo e ao avanço tecnológico desenfreado. Local:  FMU – Escola de Arquitetura, Engenharias e Tecnologia da Informação (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 917) – Horário: das 19h às 20h30.

Débora Sanna Arrivederci na Unibes Cultural, em 2017, o local volta a servir de palco para parte da programação da Virada – Foto: Facebook Virada Sustentável de São Paulo

Dia 24 | Sexta-feira

Oficina de Upcycling do Re-bola – Transforme aparas de madeira em pequenos objetos utilizando ferramentas básicas de marcenaria. Além de aprender a reaproveitar materiais, você vivenciará o processo criativo de produção de produto e sairá com uma peça feita por você mesmo. Local: CEU Cidade Dutra (Avenida Interlagos, 7350). Horários: 9h, 10h30 e 14h30.

ContAí | Como a sociedade civil pode influenciar as propostas dos candidatos nas eleições? – Debate sobre propostas da sociedade civil para planos de governo de candidatas e candidatos às eleições de 2018.  Anfitriã Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros). Horário: das 10h30 às 12h.

Sustentabilidade nas Eleições – O Brasil, embora seja uma das maiores economias do mundo, é o país que mais desmata no planeta e tem um dos piores índices de desigualdade social. O meio ambiente tem sido tratado por muitos governantes como um obstáculo ao desenvolvimento e os diversos programas sociais não tem sido suficientes para melhorar a qualidade de vida dos mais pobres. Local: CiVi-CO (Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 445). Horário: das 14h às 15h.

Oficina de Cosméticos Naturais com Rebecca Lorenzetti Bezerra – Já parou para pensar em quantos cosméticos utilizamos todos os dias? E como eles são produzidos? E quais são seus ingredientes? Será que todos esses ingredientes são benéficos á saúde e ao meio ambiente? A resposta é não! A maioria dos cosméticos que utilizamos possuem compostos que são tóxicos ao nosso corpo e ao meio ambiente. Nessa oficina você irá aprender a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos e irá aprender um pouco mais sobre como reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente. Local: CEU Parque Veredas (Rua Daniel Muller, 347, Itaim Paulista). Das 15h às 16h.

ContAí | Empreendedorismo de Impacto – Contribuição da população negra no desenvolvimento de novos negócios – ContAí é uma roda de conversa com especialistas e ativistas de diferentes áreas. Em formato descontraído e aberto à participação do público, promove reflexões sobre os temas que dizem respeito ao nosso futuro comum. Anfitriã: Maitê Lourenço, especializanda em Neuropsicologia pelo CDN/UNIFESP. Psicóloga, empreendedora há 8 anos, fundadora do BlackRocks Startups. Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros). Das 17h às 18h30.

Dia 25 – Sábado

Feira de Empoderamento Feminino através do Feito à Mão. com a presença de representantes da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança, do Coletivo Nova Limpet, Cooperativa Unindo Forças, do Ateliê Primavera de 83 e do coletivo Samba de Dandara. Local: Centro de Educação para a Sustentabilidade Alphaville – Alameda Michelangelo (Alphaville Sant’Anna), 12. Horário: das 8h30 às 14h.

Gravura em Isopor e Estamparia em Tecido – Oficina criativa que reaproveita bandejas de isopor, utilizando-as para fazer gravuras, numa técnica semelhante à xilogravura. Os participantes aprenderão como fazer seus desenhos, entalhando em isopor, para depois imprimí-los em tecidos. Local: Parque Ibirapuera – Estação Oficina (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10). Horário: das 10h às 12h.

Oficina de Impressão Botânica – Nessa oficina o público aprenderá a fazer uma impressão em papel a partir de plantas e expressar sua criatividade. Local: Adelina Galeria (Rua Cardoso de Almeida, 1285). Das 10h às 17h.

Feira de Troca | TUDO – Criadas nos anos 80, no Canadá, as feiras de trocas têm como base os princípios da economia solidária, ou seja, substituir o lucro, a acumulação e a competição por cooperação e solidariedade. Além de valorizar o trabalho, a capacidade e criatividade humana e não apenas o capital acumulado ou propriedades. Valorizando sempre os recursos da natureza que serão utilizados de forma sustentável. Local: Parque Ibirapuera – Estação Oficina (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10). Horário: das 11h às 17h.

Na Zona Sul: Parque do Ibirapuera também recebe atrações desta edição da Virada – Foto: Facebook IParque Ibirapuera Conservação | Foto @sir.shot

Armário Circular | Vamos trocar? – Abriremos a RevoluSER para cada um que sentir trazer o que quer colocar na roda e assim podemos trocar itens, fazendo a energia circular e estimulando a troca e partilha.  Um ponto de troca e partilha,  de roupas, livros, sapatos e ítens para cães e gatos. Local: RevoluSER – Casa de Transformação e Arte (Rua Comendador Miguel Calfat, 574). Horário: das 13h30 às 18h30.

Oficina de Reuso Criativo de Tecido| Circuito Integrado pela Sustentabilidade – Construção coletiva de corações recheados com mensagens inspiradoras e com aproveitamento de resíduos de tecidos. Local: Banco de Tecidos (Rua Aliança Liberal, 1012, Vila Leopoldina). Horário das 14h às 16h.

Dia 26 – Domingo

Virando seus Resíduos em Recursos – Qual o seu impacto no planeta? Quanto de resíduos você produz por dia? Como você está descartando esse material? O que você pode mudar nos seus hábitos para diminuir sua pegada ecológica? Será que é caro ou dá muito trabalho? Venha conhecer uma série de soluções práticas para fazer a gestão de seus resíduos em casa, tirar dúvidas sobre os materiais e colaborar para a construção de um futuro mais saudável e sustentável. Local: Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10). Horário: das 10h às 11h.

A Reinvenção em Conjunto | Como é o Ser Político Sustentável? – O Desenvolvimento Sustentável exige de nós descobrirmos novas maneiras de ser e fazer para a transformação em conjunto. Com base no livro “O vazio no poder: a reinvenção do Ser Político”, de autoria de Eduardo Rombauer, a oficina oferecerá uma maneira radicalmente viva de olhar para o fazer político. Partindo da premissa de que a Virada Sustentável é uma iniciativa que resgata a essência do significado da política, oferecerá ainda a oportunidade de que os participantes construam uma proposta prática sobre como fortalecer a próxima edição da Virada Sustentável. Local: Parque da Água Branca – Auditório (Avenida Francisco Matarazzo, 455 ). Horário: das 10h às 13h.

Butique Sustentável Gêneros | 14ª Edição – Há sete anos, em São Paulo, um grupo de pessoas inconformadas desenvolveu uma metodologia para a redução do consumo que permite a inclusão social, a prática do verdadeiro desapego e o trabalho em equipe. Em cada edição, o encontro permite que diversas pessoas troquem entre si não apenas roupas, mas experiências, angústias, energias, sem panelinhas. Local: Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10). Horário: das 13h às 17h.

Oficina de Cosméticos Naturais com Rebecca Lorenzetti Bezerra – Já parou para pensar em quantos cosméticos utilizamos todos os dias? E como eles são produzidos? E quais são seus ingredientes? Será que todos esses ingredientes são benéficos á saúde e ao meio ambiente? A resposta é não! A maioria dos cosméticos que utilizamos possuem compostos que são tóxicos ao nosso corpo e ao meio ambiente. Nessa oficina você irá aprender a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos e irá aprender um pouco mais sobre como reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente. Local: Parque Ibirapuera – Espaço Oficina (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10). Horário: das 13h às 17h.

POSITIV.A TALK | Economia circular como modelo econômico transformador – Economia Circular consiste num ciclo de desenvolvimento positivo contínuo, que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos, administrando fluxos renováveis. Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros). Das 15h às 17h.

O Lixo é um Erro de Design | Design e Inovação para a Economia Circular – E se pudéssemos criar produtos, processos e sistemas seguros e saudáveis para o ser humano e a natureza, eliminando o conceito de lixo? O design de produtos circulares está começando a ter lugar na indústria em escala mundial, mas ainda em velocidade reduzida. A proposta desta palestra é explorar como os produtos são desenvolvidos e pensados – ou não – no seu retorno para o próximo uso/ ciclo. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Figueira (Avenida República do Líbano, 1117 – Portão 7). Horário: das 15h às 17h.

Quais os próximos passos da sua vida? – Momento para refletir sobre as mudanças e consciências adquiridas e, usando ferramentas de coaching, traçar um plano de ação para harmonizar sua vida. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Figueira (Avenida República do Líbano, 1117 – Portão 7). Horário: das 17h30 às 18h.

A programação completa da Virada Sustentável você confere aqui.




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2020 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: