03 • agosto • 2018

Têxtil e Vestuário: Senai abre em agosto inscrições para três cursos gratuitos


A Escola Senai “Francisco Matarazzo” abre em agosto inscrições para interessados no processo seletivo dos cursos Técnico Têxtil e Técnico de Vestuário – ambos com três semestres. E curso de Aprendizagem Industrial Costureiro Industrial do Vestuário – com duração de dois semestres. Os três cursos são gratuitos. E as turmas se iniciam no primeiro semestre de 2019. Confira as informações e boa sorte!

Técnico Têxtil

Foto: Senai/Divulgação

Curso cnico Têxtil

Objetivo: Tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento e coordenação de processos de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento; no controle de atividades relacionadas a estes processos e no desenvolvimento de novos produtos e processos têxteis; seguindo normas e procedimentos de qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança do trabalho.

Elementos curriculares: Módulo Básico: Comunicação Oral e Escrita; Fundamentos Físicos e Matemáticos Aplicados aos Processos Têxteis; Processos Produtivos Têxteis. Módulo Específico: Ensaios Têxteis; Fiação; Malharia; Tecelagem; Beneficiamento; Custos. Módulo Final: Gestão dos Processos Têxteis; Planejamento dos Processos Produtivos Têxteis.

Duração: 3 semestres – 1200 horas

Turmas nos períodos: Tarde e Noite (aulas de segunda a sexta)

Técnico de Vestuário

Foto: Senai/Divulgação

Curso Técnico de Vestuário

Objetivo: Tem por objetivo habilitar profissionais para planejar, em nível tático, a produção do vestuário, coordenar equipes de trabalho, controlar o processo produtivo, participar da equipe de desenvolvimento do protótipo do produto e otimizar a produção, de acordo com as metas estabelecidas pela empresa, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança no trabalho, princípios de gestão da qualidade e de preservação ambiental.

Elementos curriculares: Comunicação Oral e Escrita; Desenho Técnico do Vestuário; Processo de Fabricação do Vestuário; Balanceamento do Processo Produtivo; Gestão de Pessoas; Produção de Protótipo de Produto; Planejamento da Produção do Vestuário; Controle da Produção do Vestuário; Projetos.

Duração: 3 semestres – 1200 horas

Turmas nos períodos: Manhã, Tarde e Noite (aulas de segunda a sexta)

Processo seletivo para os cursos técnicos:

Inscrição online: www.sp.senai.br/textil

Taxa de inscrição: R$ 60,00.

Período de inscrições: de 20/08 a 12/09/2018

Prova de seleção: 30/09/2018

Início das aulas: 1º semestre de 2019.

Requisitos:

Período Diurno (Manhã ou Tarde): É necessário que o candidato tenha concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio, ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-la até a data de início das aulas. Alunos do Ensino Supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Período Noturno: É necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Ser aprovado no processo seletivo.

Não estar regularmente matriculado em outro curso oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP e que pretenda cursar simultaneamente.

Observação: No ato da matrícula o candidato, ou seu representante, recolherá taxa referente à aquisição dos materiais didáticos impressos (livros e apostilas). Essa taxa será semestral.

Aprendizagem Industrial Costureiro Industrial do Vestuário

Costureiro Industrial do Vestuário

Objetivo: O curso tem por objetivo qualificar alunos na confecção de produtos do vestuário, habilitando-os para inserção no mercado de trabalho.

Competência geral: Costurar peças do vestuário, demonstrando domínio sobre máquinas de costura industrial, acessórios e equipamentos, individualmente ou em equipe, sob supervisão direta de profissional da área, respeitando normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança no trabalho e observando os princípios de ética profissional.

Duração: 2 semestres (1 ano)

Turmas nos períodos: Manhã e Tarde (aulas de segunda a sexta)

Processo seletivo

As vagas são ofertadas para candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP e para candidatos da comunidade.

Inscrições gratuitas pelo site: www.sp.senai.br/textil

Período de inscrições:

  • candidatos encaminhados formalmente por empresa: de 20 a 26/08/2018
  • candidatos da comunidade: de 29/08/2018 a 05/09/2018

O candidato encaminhado por empresa, deverá entregar na secretaria da escola a carta de encaminhamento no prazo de até 2 dias úteis após a inscrição na internet.

Prova de seleção: 23/09/2018

Início das aulas: 1º semestre de 2019.

Requisitos:

O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental e ter no mínimo 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

Ser aprovado no processo seletivo.

Não estar regularmente matriculado em outro curso oferecido gratuitamente pelo

Outras informações: Escola SENAI “Francisco Matarazzo”

Endereço: Rua Correia de Andrade, 232 – Brás – São Paulo/SP- CEP: 03008-020

Tel.: (11) 3312-3550 – senaitextil@sp.senai.br www.sp.senai.br/textil

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: