10 • janeiro • 2017

Faça você mesmo: Dez canais de vídeo para aprender a arte de costurar


Costurar é sem dúvida nenhuma uma arte. Se antigamente o saber costurar era passado de geração em geração, hoje em dia, com o advento da internet, e o crescente interesse em produzir e publicar conteúdo em vídeos em plataformas como o Youtube, é possível aprender a consertar, customizar e costurar as próprias roupas sem sair de casa. Sabemos que para algumas pessoas casear e pregar um botão, coser um fecho, trocar um zíper, fazer uma barra pode se tornar um verdadeiro quebra-cabeças e uma tarefa das mais desafiadoras, mas também bastante recompensadora. Por isso, o Moda Sem Crise separou dez canais do Youtube que ensinam a costurar e também customizar peças, para servir de inspiração para criações mais informais e rápidas e pra quem quer apostar em criações profissionais. Então, bora colocar a mão na massa? Bom trabalho!

*A jornalista Aline Ribas colaborou para a publicação deste TOP 10

faca-voce-mesmo-dez-canais-de-video-para-aprender-a-arte-de-costurar

Foto: Pixabay

2º Andar – Roupa RefeitaA 2º Andar trabalha refazendo roupas que estavam paradas nos nossos armários e as transformando em peças inovadoras e inusitadas. Neste canal que soma 639 inscritos e 82.171 visualizações, a estilista Thais Faria ensina a refazer roupas em diversos níveis, sejam pequenos reparos ou grandes transformações. “Tudo pra você voltar a usar as roupas que estavam paradas e aumentar o ciclo de vida útil de cada peça, criando uma nova história para cada uma delas.”

FalaDantasCriado por Jéssica Dantas, o FalaDantas é um dos maiores canais de beleza da Bahia. O canal tem 270.228 inscritos e 11.334.540 visualizações e o conteúdo aborda de tudo um pouco sobre o universo feminino, desde beleza, maquiagem, bate-papo e dicas para cuidar dos cabelos, além de moda.

Suellen RedesignEstudante de Design de Moda, Suellen Rezende costura e customiza as próprias roupas desde criança. Suellen trabalhou por algum tempo como Designer de Jeans, época em que comandava sua marca Lolla Customização. Em 2015 resolveu criar o canal para mostrar seus segredos de customização de jeans e no meio do caminho se apaixonou por brechós. “Hoje meu principal objetivo é incentivar o consumo consciente com o redesign de roupas de brechós, reutilização de sobras de jeans e a costura. Quero mostrar que é possível transformar roupas de brechós ou até mesmo retalhos de tecidos em roupas e acessórios super atuais, com um método de costura que todos possam entender.” Seu canal soma 162.225 inscritos e 8.124.417 visualizações.

Karina Belarmino –  O canal da blogueira de São José dos Campos, Karina Belarmino soma mais de 136 mil inscritos e seus vídeos têm quase cinco milhões de visualizações. A blogueira descreve seu canal assim: “Esse é um canal de moda inclusiva, pra aprender coisas legais em vídeos bem curtinhos, com projetos que deram certo pra uma aventureira das costurices! E você ainda recebe dicas de moda e variedades. Pra te convencer que costura não é coisa só da vovó!”. Há dicas como, por exemplo, costurar uma saia em 15 minutos, regata básica e top verão.

Janaína Pauferro – Com mais de 123 mil inscritos o canal do Youtube, Janaína, que vive na Itália, soma mais de 10 milhões de visualizações. Em seus vídeos, Janaína aborda além de assuntos relacionados a costura, outras temáticas como, por exemplo, como viver no país onde mora. Mas, o canal é também fonte de inspiração inclusive para quem está começando a costurar. “Aqui você encontra vídeos de costura, dicas de moda, DIY, vlogs, cabelos e muito mais. Gosta de costurar? Aqui você encontra as roupas mais lindas e fáceis de fazer, com dicas de como usar”, descreve.

Afros e Afins – O canal de Nátaly Neri soma mais 154.244 inscritos e 4.173.674 visualizações. Negra, feminista e apaixonada por brechó, costura, moda e faça você mesmo, a vlogguer investe em várias temáticas, além da arte de costurar,, como relacionamento, a mulher negra, empoderamento, representatividade, entre outros.  “O objetivo desse canal é incentivar a autonomia de quem assiste, aprendendo a garimpar, achar as melhores opções de consumo de moda, discutindo questões importantes sobre nosso lugar no mundo sem ignorar, é claro, tutoriais divertidos de maquiagem, cabelo e tudo o que quisermos que nos caiba”.

Dayse Costa – O canal apresenta o passo a passo de modelagem, costura, DIY, além de dicas de moda e estilo. São 125.380 inscritos e 9.745.676 visualizações. “Através da minha experiência e história com a costura dou dicas de como aumentar sua renda familiar através da criação de peças de roupas que podem ser comercializadas. Que a costura e a modelagem além de ser o meu e o seu trabalho, seja uma grande diversão que alegram nossos dias, nos motivam e nos movem em criatividade.”

Alana Santos – Canal de passo a passo, com maior foco em costura, modelagem e desenho, soma 214.855 inscritos e 20.212.292 visualizações. “Você irá aprender de uma maneira fácil e divertida como criar suas próprias peças. Os criadores sabem o prazer de dizer: Eu que fiz!”

Claudia Maria EstilistaA estilista mineira de 48 anos mora em Vitória (ES). Youtuber desde 2012 faz vídeos para interessado em costura com nível intermediário e avançado. Em seu canal diz tudo o que sabe sobre vestidos de noivas e festas, croquis, tecidos e dicas para peças exclusivas e sob medida. Soma 10.247 inscritos  e 601.330 visualizações.

Moda by NillCriado pela baiana Nill Santana, 36 anos, que atualmente mora em Buenos Aires Argentina, o canal do Youtube soma 77.240 inscritos e 8.330.040 visualizações. Nill estudou Moda na FMU São Paulo e Diseño de Indumentaria na EAMODA, Escuela Argentina de Moda. E se descreve uma apaixonada por costura, moda, artesanato, arte em geral e todo o universo feminino. Em seu canal também publica o passo a passo da costura.

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!

*Vídeo Suellen Redesign editado em 19 de março de 2018, às 13h35 por questões técnicas




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

2 Respostas para "Faça você mesmo: Dez canais de vídeo para aprender a arte de costurar"

Ana - 06, fevereiro 2017 às (14:52)

Gostaria de aprender a costurar.
Estou fazendo um curso de bonecas e precisa saber costurar.
Alguém pode me ensinar a costurar.
Estou treinando a costurar pelo you tube.
Agora encontrei vocês

Responder

Conheça dois cursos de moda pautados pela sustentabilidade — Moda Sem Crise - 13, março 2017 às (11:26)

[…] FAÇA VOCÊ MESMO: DEZ CANAIS DE VÍDEO PARA APRENDER A ARTE DE COSTURAR […]

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: