13 • março • 2017

Conheça dois cursos de moda pautados pela sustentabilidade


NEGÓCIOS DE MODA – Costurar está sempre na moda. A internet tem espalhado informação e, como porta de entrada para quem quer aprender costurar, tem atraído pessoas interessadas no ofício. Em dezembro de 2016 listamos aqui dez canais do Youtube cheios de vídeos feitos para ensinar quem quer entrar na onda do “faça você mesmo” e colocar a mão na massa. Mas para quem se dispõe encarar não só a máquina, mas uma professora cara a cara com o objetivo de costurar e criar, há cursos bem legais em São Paulo ministrados por estilistas que oferecem uma experiência bastante dinâmica. Em um ambiente um mais exclusivo. O resultado para quem opta por esse caminho é satisfação que enche o coração tanto de quem ensina, quanto de quem aprende a arte de costurar.

A estilista paulistana Francine Lacerda, 39 anos, há dois anos e meio abre seu ateliê para compartilhar o conhecimento que adquiriu ao longo de sua carreira. “Tudo começou quando clientes e admiradoras da minha marca de roupas femininas começaram a me incentivar a dar aulas de costura. Meu estilo único: feminino, minimalista com uma pitada retrô, gerou um público interessado no meu trabalho. E como eu sou uma estilista que sabe e gosta de costurar e modelar, eu pensei: por quê, não?! Então, comecei dando aulas de modelagem e em seguida inclui os cursos de costura. Os cursos são realizados no meu atelier-escola, para turmas reduzidas de no máximo quatro alunas. As aulas são bem personalizadas e as peças são feitas sob medida para cada aluna. Já nos cursos formais o foco é na produção e as turmas são grandes, a atenção do professor é pulverizada, e as peças apresentadas são todas feitas no mesmo tamanho e a prova é feita em manequim”, conta.

conheca-dois-cursos-de-moda-pautados-pela-sustentabilidade

Segundo Francine, seu objetivo é envolver por completo a aluna, além de despertar a consciência para o slow fashion, o consumo consciente, o resgate do fazer manual e principalmente a inspirar e ensinar as mulheres a fazerem as próprias roupas. “Por ter esse background de moda, o diferencial dos meus cursos é essa visão de moda e estilo aliados à técnica apurada. Todas as peças que ensino nos cursos são criadas e desenvolvidas por mim. Todas criações e moldes exclusivos. O nome Costura com Estilo veio daí.”

conheca-dois-cursos-de-moda-pautados-pela-sustentabilidade

Foto: Divulgação Facebook Francine Lacerda – Costurando com Estilo

Os cursos de Francine são destinados ao público feminino. Pessoas interessadas em fazer a própria roupa. O que tem atraído mulheres com profissões estabelecidas, na maioria mães, que precisam de um momento pessoal. Dessa forma, Francine aposta na costura como uma espécie de terapia. “Pra mim é muito especial ver a emoção delas ao vestir a primeira saia e me contar que sonhava com aquilo desde criança, ou que a fazia lembrar a avó; que a aula era o momento especial da semana ‘só dela’. Me emocionei com uma aluna que chegou à  primeira aula super agitada, estressada, e com o passar das aulas foi acalmando, foi focando, ficando mais atenta e presente, eu fui percebendo a mudança dela no decorrer do curso, mas não comentei nada. Um dia ela chegou e me contou super feliz, que tinha conseguido sentar no chão e passar a tarde toda fazendo origami com a filha. Ali eu vi o resultado terapêutico da costura”, diz.

Os cursos que a estilista oferece são: Costura para Iniciantes – para quem não sabe nada de costura, nunca usou uma máquina de costura, mas tem vontade de fazer as próprias roupas; Costura Intermediário – para quem já sabe costurar e quer aprender técnicas mais avançadas de acabamentos e aprender a fazer três modelos sob medida cheios de estilo. Há também as oficinas de curta duração nas quais a aluna aprende a costurar um modelo de roupa sob medida a partir de um molde pronto exclusivo Francine Lacerda. E nos cursos de modelagem a aluna aprende a fazer o molde das peças clássicas e também adaptações.

Estilista ensina processo de criação

Mudar o mundo por meio da moda e usá-la para fazer o bem é também a missão da estilista Marina de Luca, 30, que oferece curso de moda para iniciantes, com foco em aprender o processo de montar uma coleção pensando nos impactos ambientais e sociais de cada etapa da criação, aprender e criar novos caminhos para diminuir o impacto negativo da moda no mundo. Por meio de um passo a passo e do processo criativo para criar uma coleção, o curso de Marina esclarece as funções de um estilista no mercado de trabalho e dá ainda um panorama de como funciona indústria que afeta o planeta e as pessoas. O curso propõe possibilidades sustentáveis para o futuro da moda.

conheca-dois-cursos-de-moda-pautados-pela-sustentabilidade

Foto: Divulgação Facebook Curso de Moda da Marina

“O curso é para quem gosta de moda porém não conhece muito sobre a profissão e o mercado. Pra quem pensa em fazer faculdade de moda e quer conhecer mais sobre o dia a dia dessa profissão. Para profissionais de outras áreas que gostariam de migrar para o mundo da moda. Para profissionais da área de moda (estilistas, compradores, gerentes de produto, modelistas, designers, assistentes de estilo, entre outros) que querem se atualizar com práticas do mercado da moda sustentável. Para mentes criativas, inquietas, curiosas, procurando um lugar legal para usar toda essa criatividade. Para pessoas que acreditam que a moda pode mudar o mundo, e querem conhecer maneiras mais sustentáveis e éticas de fazer moda.”

conheca-dois-cursos-de-moda-pautados-pela-sustentabilidade

Foto: Divulgação Facebook Curso de Moda da Marina

Marina explica que 50% de seu público, tem entre 14 e 20 anos, e são estudante e pré-vestibulandos. Outros 25% têm entre 25 e 35 anos e geralmente quer mudar de carreira e profissão. E há ainda outros 25%, com idades acima dos 50 anos, pessoas curiosas e interessadas em aprender coisas novas, sem o objetivo de transformar a moda em um trabalho. O curso completo acontece em cinco aulas e cada aula tem duração de 2h30. Em uma semana é possível passar por todo o conteúdo que começa com uma introdução a moda, os impactos ambientais e sociais e painéis de referências; seguido de cartela de cores, combinações e aplicações; a terceira aula é sobre estamparia, prática em carimbos manuais e estamparia de silk screen; já a quarta aula é sobre tecidos, matéria-prima e modelagem; e finaliza com a criação dos looks. O curso não ensina corte, costura e desenho de moda.

Para saber sobre preços, condições de pagamento e início de novas turmas dos cursos das estilistas Francine Lacerda e Marina de Luca acesse os links abaixo:

Informações Francine Lacerda

Informações Marina de Luca

LEIA TAMBÉM

FAÇA VOCÊ MESMO: DEZ CANAIS DE VÍDEO PARA APRENDER A ARTE DE COSTURAR

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Uma resposta para "Conheça dois cursos de moda pautados pela sustentabilidade"

Quatro cursos com destino ao futuro da moda — Moda Sem Crise - 16, março 2017 às (19:40)

[…] CONHEÇA DOIS CURSOS DE MODA PAUTADOS PELA SUSTENTABILIDADE […]

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2024 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: