Touts aposta em criadores independentes e estampa arte em seus produtos — Moda Sem Crise
07 • fevereiro • 2017

Touts aposta em criadores independentes e estampa arte em seus produtos


MODA – Uma empresa movida a pessoas incríveis. Essa é a origem da Touts, marca carioca colaborativa que nasceu com o propósito de dar oportunidade para que artistas independentes do mundo todo deem vida a suas artes, potencializando dessa forma seus trabalhos. A ideia é simples e o resultado são trabalhos incríveis estampados em camisetas, posters, capinhas para celular, canecas e almofadas. A plataforma soma mais de 1,7 mil estampas. E tudo é feito sob demanda, ou seja, a peça só começa a ser produzida após a venda. E os artistas recebem crédito, reconhecimento e uma comissão por cada saída.

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Caneca “a vida não é só boleto” por Mateus Quandt (Douglas Araujo), almofada “Crush” (Gabi Cavalcante) e camiseta “Miga sua louca” por Letterad Leandro Assis (Poderosa de Rosa) – Fotos Reprodução Facebook Touts

A Touts foi lançada em janeiro de 2015 e desde então assume a venda das artes disponíveis em seu site, a produção das peças, seja camiseta ou qualquer outro dos outros quatro itens possíveis, e o envio dos produtos. Pode parecer complicado, mas o esquema da empresa é bem simples: todos os produtos vendidos são estampados por alguma pessoa, que ganha 15% em cada venda feita com sua arte. “Sempre pensamos que conectamos duas pontas, os criadores que passam a ter um jeito fácil de transformar suas estampas em produtos e os clientes que passam a ter acesso a um acervo enorme e com várias artes muito diferenciadas, apoiando o trabalho de diversos criadores independentes”, explica o bem-humorado Lucas Bittencourt, um dos fundadores da Touts, que termina seus e-mails sempre enviando “um abraço de urso”. Aliás, todo contato entre cliente, artistas e a marca pode ser feito por meio da M.A.E. que significa Matriz de Atendimento Encantador.

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Capa para celular – Pass This On por Danny Ivan – Foto Reprodução Facebook Touts

Segundo Lucas, na prática qualquer pessoa pode enviar uma arte para vê-la se transformar em produto, tanto artistas, como grupos, “amadores”, ONGs, empresas. “Tem de tudo lá no site adoramos essa diversidade. É um jeito diferente e bacana dessas pessoas conseguirem ter uma renda extra”, diz. Mas há o compromisso de trabalhar com imagens que não violem nenhum dos termos do site, como, por exemplo, direito de imagem. “Rola de fazermos um produto só pra pessoa. Quando um usuário sobe uma arte no site ele pode optar por deixá-la pública para outras pessoas poderem comprar ou não”, afirma.

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Camisetas da série Stranger Things por Gueixa Hipster – Reprodução site Touts

Outro aspecto de destaque diz respeito às parcerias e a oportunidade de alcançar e trazer a arte de artistas internacionais. “Alguns são profissionais e vivem através do licenciamento de suas artes e conseguimos facilitar muito o acesso do público brasileiro ao trabalho dessas pessoas com a Touts. Já fizemos quase todo tipo de parceria, mas gostamos muito quando conseguimos ajudar pessoas com causas sociais ou que impactem diretamente na vida de outras pessoas. Por exemplo quando ajudamos o pessoal do grupo “Do Luto à Luta” que ajudam mães e pais a lidarem com a perda gestacional. Além disso já conseguimos fazer produtos pra ajudar todo tipo de projeto, desde construir uma quadra de hóquei até viajar de bicicleta pela Europa”, conta.

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Camiseta “I woke up like this” (Eu acordei assim) por Surreal – Modelo Ana Lídia Lopes – Foto Reprodução Facebook Touts

O espírito jovem e empreendedor fazem parte do DNA da Touts. O interesse em criar uma plataforma colaborativa é resultado de outras próprias experiências pelas quais passou. “Somos basicamente um grupo de jovens cheio de energia e com vontade de fazer a empresa dos nossos sonhos. Nossa maior filosofia é de se cercar de pessoas inspiradoras e sempre tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, dentro e fora da empresa”, comenta Lucas que durante o Ensino Médio investiu o que tinha tentando montar a própria marca de camisetas. “O problema é que quando se tem pouca experiência e conhecimento, colocar suas ideias na rua é bem mais difícil do que parece. Por mais que as barreiras sejam cada vez menores para se montar um negócio hoje em dia, muitas vezes não se tem o investimento, know-how ou até mesmo vontade para lidar com a operação diária. E comigo não foi diferente, terminei com praticamente todo dinheiro que tinha guardado durante aquele ano do Ensino Médio, e mais um pouco que minha mãe me emprestou, estocado em forma de camisetas embaixo da minha cama por um bom tempo. Na época a frustração foi grande, mas deu pra aprender muito.”

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Primeiro ponto físico da marca é um quiosque no Barra Shopping – Foto: Reprodução Facebook Touts

Prestes de completar um ano, a Touts acaba de lançar o primeiro ponto de venda físico e outra experiência que tem surtido efeito no ambiente offline é a saída em uma Kombi personalizada. “Usamos uma Kombi [de 1968] em eventos e feiras aqui no Rio [de Janeiro], mas ainda não tivemos coragem de viajar com ela. E agora no fim de outubro lançamos nosso primeiro ponto de venda físico, um quiosque no Barra Shopping, no Rio. E tem sido uma grande aventura, mas a receptividade tem sido bem legal. Estamos adorando poder interagir cara a cara com todo mundo. Por enquanto a Kombi está de férias, estamos totalmente voltados pro quiosque agora”, afirma.

touts-aposta-em-criadores-independentes-e-estampa-arte-em-seus-produtos

Almofada Seres Místicos  por Aline Viana – Foto Reprodução Facebook Touts

O último lançamento da Touts e xodó da marca são as almofadas. Além disso, as camisetas sempre são sucesso garantido. Para 2017 são muitos os planos. “Putz, dá pra acontecer tanta coisa em um ano, haha! Mas os planos gerais são continuar expandindo e abrindo novas frentes no “offline” e continuar fazendo o site crescer para ser referência de artistas em todo o Brasil como lugar para se vender e comprar arte em produtos de qualidade”, completa.

*Importante: Esta publicação recebeu incentivo da empresa, o que nos permite continuar produzindo conteúdo com a qualidade que você merece. Mas ressaltamos que nos publiposts só fechamos parcerias com marcas que dialoguem com o viés editorial do site, ou seja, são produtos que a gente realmente curte, OK!?

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

2 Respostas para "Touts aposta em criadores independentes e estampa arte em seus produtos"

Aline Viana Prado - 01, março 2017 às (10:02)

Sou artista da Touts a um ano, gosto muito de tudo, dos artistas incríveis e das oportunidades.
Amo ver fotenhas de quem compra meus produtos, mas sao poucos os que compartilham 🙁

P.s.: Obrigado por colocarem meu produtinho aqui, e acabaram aparecendo dois ❤ mas é AliNE Viana e nao AliCE hehehe :3

Responder


Marcela Fonseca Marcela Fonseca - março 3rd, 2017 em 3:01 am respondeu:

Olá, Aline.
Bom dia. Como vai?
Vi há pouco seu comentário na publicação sobre a Touts. Acabou indo parar na caixa de spam. Por isso a demora para lhe responder.

Obrigada pelo carinho. Ficamos felizes com a sua mensagem. E peço também mil desculpas pelo erro na digitação do seu nome. Já está alterado, está bem?! Super obrigada por nos avisar!
Qualquer coisa estamos à disposição.
Beijo e bom fim de semana! : D

Responder

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: