Moda Inclusiva: Centro de Tecnologia e Inclusão oferece cursos gratuitos em São Paulo — Moda Sem Crise
14 • agosto • 2017

Moda Inclusiva: Centro de Tecnologia e Inclusão oferece cursos gratuitos em São Paulo


MODA – Olhando para a realidade de aproximadamente 45 milhões de brasileiros – com algum tipo de deficiência -, três cursos oferecidos gratuitamente pelo Centro de Tecnologia e Inclusão (CTI) têm inscrições abertas e fomentam uma moda funcional e eficiente. Com os temas “Moda Inclusiva”, “Construção de Imagem na Confecção” e “Moda Inclusiva com Ênfase no Varejo”, as aulas propõem mergulho e discussão sobre novos conceitos de criação e desenho. O objetivo é fazer com que os inscritos reflitam sobre a necessidade de informar profissionais do varejo à respeito dos produtos para pessoas com deficiência.

Com duração de dois dias os cursos são ministrados até dezembro. O curso “Construção de Imagem na Confecção” aborda a ilustração e pesquisa de moda inclusiva, o uso e a construção de imagem, a funcionalidade da ficha técnica e as possíveis soluções e adaptações do desenho técnico para a moda inclusiva. Já “Moda Inclusiva com Ênfase no Varejo”, discute a história da moda Inclusiva e branding na identificação da imagem da marca, consultoria de imagem e a relação entre moda inclusiva e consumo. E “Moda Inclusiva”, os inscritos têm aulas de história da moda inclusiva, desenvolvimento de produto e criação, desconstrução e construção da moda inclusiva no cenário internacional e a moda inclusiva como nicho de mercado.

moda-inclusiva-cti-oferece-cursos-gratuitos-em-sao-paulo

Segmento é oportunidade para pequenos negócios de vestuário consolidarem-se – Foto: Google Imagens

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 10% da população global sejam pessoas com deficiência. Nesse contexto, a moda inclusiva já é foco de produção de estilistas europeus e norte-americanos. No Brasil, a linguagem de um vestuário com acessibilidade ganha destaque, não só como parte de um processo de inclusão, mas como boa oportunidade de negócio.

Estima-se que haja atualmente 45,6 milhões de PCD’s (Pessoas Com Deficiência) no país, o que faz deste um mercado cheio de possibilidades. Pioneiro na atenção ao público com deficiência, o Concurso de Moda Inclusiva, idealizado pela pesquisadora Daniela Auler e em funcionamento junto à Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, desde de 2009 tem servido de vitrine e atraído a atenção de profissionais da moda.

Entre os legados do Concurso de Moda Inclusiva estão os avanços na ergonomia que colocados em prática podem servir e muito pessoas com ou sem deficiência. Além de colocar em pauta o potencial de varejo e design criativo capaz de atender essa demanda e a profissionalização do mercado.

De acordo com o Sebrae, cada vez mais pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho e na sociedade, isso faz com que o debate estenda-se, por exemplo, para o acesso à moda e ganhe relevância. É nesse momento que o empresário precisa estar atento e observar as oportunidades de empreendimento. A moda inclusiva tem potencial para que sua cadeia produtiva torne-se novo segmento de mercado, na qual a discussão alcança o contexto da responsabilidade social, destacando o tema e ajudando a promover a inclusão social.

Os interessados nos cursos podem se inscrever pelos telefones (11) 5021-6663/4420 ou enviar e-mail para moda.inclusiva@aedrehc.org.br, com o nome completo e telefone para contato. O curso é gratuito. As vagas são limitadas. E as aulas acontecem no Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga, localizado no KM 11,5 da Rodovia dos Imigrantes.

Concurso Moda Inclusiva

O Concurso Moda Inclusiva está em sua 9ª edição e incentiva os participantes a lançarem um olhar fashion e a desenvolverem soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. A criação de etiquetas e solados de calçados em braile, por exemplo, fornecem ao consumidor maiores informações sobre o produto e promovem a inclusão social do indivíduo.

Eduardo Inácio Alves, de Campo Grande, MS, e os dois looks vencedoras do concurso. Representante iraniano ficou com o terceiro lugar - Foto: Divulgação SEDPCD

Eduardo Inácio Alves, de Campo Grande, MS, e os dois looks vencedoras do concurso de 2016. Representante iraniano ficou com o terceiro lugar – Foto: Divulgação SEDPCD

ESTILISTAS INVESTEM NA MODA QUE BENEFICIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A iniciativa, que propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem o tema. Participam do Concurso Moda Inclusiva estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais da área da moda e da saúde não só do Brasil, mas de todo o mundo.

O Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9 milhões. Há um grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.

Serviço

Curso Moda Inclusiva – Construção de Imagem na Confecção

Datas: 15 e 16 de agosto; 19 e 20 de setembro; 17 e 18 de outubro; 21 e 22 de novembro e 12 e 13 de dezembro

Horário: das 8h30 às 13h e das 14h às 17h

Curso Moda Inclusiva com Ênfase no Varejo

Data: 23 e 24 de agosto; 27 e 28 de setembro; 25 e 26 de outubro e 22 e 23 de novembro

Horário: das 8h30 às 13h e das 14h às 17h

Curso Moda Inclusiva

Datas: 12 e 13 de setembro; 03 e 04 de outubro; 07 e 08 de novembro e 05 e 06 de dezembro

Horário: das 8h30 às 13h e das 14h às 17h

Local: Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 11,5, s/n° – Vila Guarani

Inscrições e outras informações: (11) 5021-6663/4420 ou pelo E-mail: moda.inclusiva@aedrehc.org.br

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Uma resposta para "Moda Inclusiva: Centro de Tecnologia e Inclusão oferece cursos gratuitos em São Paulo"

Desguarda Roupa | Resumo da Semana – Agosto #3 - 18, agosto 2017 às (08:41)

[…] Cursos Moda Inclusiva […]

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: