15 • Maio • 2018

Gordofobia e obsessão pelo “corpo perfeito” serão temas discutidos em série de TV


Quatro de junho é feriado de independência nos Estados Unidos. Esta é também a data escolhida para a estreia da série Dietland. Estrelada por Julianna Margulies, atriz de “The Good Wife”, e por Joy Nash que conquista seu primeiro papel de destaque na TV americana, a série promete dar o que falar ao discutir feminismo, obesidade e ao tratar do culto e obsessão pelo “corpo perfeito”.

Interpretada pela atriz, escritoria e dubladora Joy Nash, Plum Kettle mora no Brooklyn e trabalha para Daisy Chain, escrevendo a coluna de conselhos “Daer Kitty” para a editora auto-envolvida da revista de moda. Gorda, Plum ao longo da vida trava uma batalha com seu peso. E, enquanto economiza dinheiro para realizar um sonho – a cirurgia de redução de estômago – uma mulher misteriosa entra em sua solitária vida. A partir dai, conhece e se envolve com dois grupos feministas rivais. Apesar dos conflitos, Plum começa a ver além de sua visão conservadora e passa a se envolver com temas como guerra dos sexos e revolução na sociedade. A personagem repensa e precisa se posicionar frente a todas essas reverberações. Já a premiada atriz Julianna Margulies é quem interpreta Kirry Montgomery, editora de uma revista da revista de moda confrontada pelas feministas da série.

Julianna Margulies é Kitty Montgomery e Joy Nash é Plum Kettle em Dietland – Foto: Patrick Harbron/AMC

Considerada a estreia feminista do ano, Dietland é produzida pela AMC – mesma emissora que trouxe “Breaking Bad”, “Mad Men” e “The Walking Dead”. E baseada em um aclamado livro homônimo e eleito como um dos dez melhores de 2015 pela Entertainment Weekly, a adaptação dividida nesta temporada em dez episódios, promete fazer valer o humor ácido e boas doses de violência para falar tanto da gordofobia, quando da obsessão pela beleza, de uma forma que nunca se viu na TV.

A revista Kirkus – respeitada publicação de crítica literária aponta Dietland como um mix de “Clube da Luta” com manifesto feminista. “Um romance inusitado e genérico que visa ao alto – e entrega.” O livro de Sarai Walker também não chegou ao Brasil, mas a pré-venda já está sendo realizada no site da Amazon. A previsão é que a entrega, ainda em inglês, ocorra em agosto. Aliás, no site de vendas há também um comentário de Giu Alonso bastante interessante a respeito da obra.

Expectativa é que a série lance alguma luz para questões como a ditadura dos padrões de beleza e a gordofobia – Foto: Patrick Harbron AMC

“A história de Plum pode não ser a mais original, mas, ao ler, senti um parentesco diferente de tudo que já senti antes. Sua luta como uma mulher gorda e também seu despertar são tão relacionáveis ​​para qualquer mulher acima do peso que é quase indescritível. Alguns dos pontos da trama eram previsíveis e eu adoraria saber mais sobre as vidas e as lutas de todas as mulheres na Calliope House, mas Dietland é uma ótima e perspicaz leitura para todos, começando sua jornada feminista.”

Agora é esperar pra ler e ver.

Mas, enquanto o livrou ou a série não chega, confira o trailer oficial da produção da AMC.


Marcela Fonseca

Marcela Fonseca

>>> Sou fundadora e diretora geral do Moda Sem Crise. Minha paixão pelo jornalismo e interesse pela moda vem desde a infância. No entanto, o jornalismo é de fato tudo o que sei fazer. Outro grande amor é o empreendedorismo social. Acho que dessa mistura surgiu o Moda Sem Crise. Somo mais de dez anos de experiência em reportagem - passei por importantes redações de jornais impressos de São Paulo - e em assessoria de imprensa - coordenei projetos daqui de SP, além de Rio (RJ) e Floripa (SC). Me tornei o que sou ao entender o valor e o significado desta plataforma tanto para mim quanto para quem a acompanha. Mas, ainda assim, dia após dia, na tentativa de ser um ser humano melhor sigo me ressignificando. Empreender tem sido um super exercício de autoconhecimento. E por todas as coisas que o Universo tem me proporcionado, sou extremamente grata.



Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: