17 • Abril • 2018

Desfile de coleção desenvolvida por detentos abre o calendário da 45ª SPFW


Antes de chegar à passarela da 45ª São Paulo Fashion Week, 20 peças desenvolvidas e produzidas a partir do cotidiano de artesãos em situação de cárcere atendidos pelo projeto Ponto Firme foram apresentadas em um desfile prévio, no último dia 4, dentro da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. O projeto que oferece aulas de crochê aos detentos da unidade é uma iniciativa do estilista e artesão pernambucano Gustavo Silvestre. E o acervo deste importante trabalho de capacitação fará parte da SPFW. O desfile acontecerá dia 21 de abril e trará peças inéditas para a passarela. 

Em um universo decorado com as peças artesanais e plateia cheia, os artesãos puderam ver suas produções passarem uma a uma pela passarela da unidade. “É muito bom poder fazer parte deste momento, olhar para as pessoas e poder mostrar que podemos ser muito mais do que elas imaginam. Estes trabalhos ajudam a mudar a minha história e meu futuro”, contou Thiago Araújo, 28 anos, reeducando.

desfile-de-colecao-desenvolvida-por-detentos-abre-calendario-da-45-spfw

Foto: Danilo Sorrino

Há mais de dois anos, o projeto Ponto Firme leva formação técnica artesã, além de arte, cultura e educação para os sentenciados da penitenciária masculina. O tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, além de ajudar no desenvolvimento da concentração por meio de uma terapia manual. Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena. Nesse período, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme. O curso dividido em três módulos envolve trabalho com técnicas manuais e moda sustentável e foi estruturado com foco na valorização do artesanato brasileiro, ao mesmo tempo em que desenvolve concentração, habilidade e potencial criativo dos alunos.

“Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile na SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa”, afirma Silvestre.

Para o estilista, a experiência de um desfile foi importante para os alunos porque eles puderam participar em cada fase da montagem, desde a escolha do tema, que retrata o dia a dia em uma penitenciária, até as confecções das peças e montagem do desfile. Ele destaca ainda que houve, primeiramente, 15 peças selecionadas, passando para 20 no desfile da unidade e com possibilidade de ampliação para a SPFW. “Dentre os itens confeccionados estão bermudas, camisetas, bonés, agasalhos, entre outras criações, que foram produzidas em crochê ou receberam acabamentos especiais das mãos dos alunos do curso”, explica.

A coleção que será apresentada na SPFW é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por uma turma de 20 alunos, inspirados no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade.

desfile-de-colecao-desenvolvida-por-detentos-abre-calendario-da-45-spfw

Foto: Danilo Sorrino

“A SPFW tem como premissa transformação, educação e formação. Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges, diretor criativo da SPFW.

Após o desfile na SPFW, as peças da coleção serão expostas no Museu da Resistência de São Paulo, instituição conectada à Pinacoteca do Estado de São Paulo. O projeto Ponto Firme conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e Secretaria de Administração Penitenciária, In-Mod, SPFW, Linhas Círculo, Melissa e Novelaria.

LEIA TAMBÉM

ROUPAS E ESTAMPAS PRODUZIDAS POR DETENTAS CONQUISTAM ESPAÇO NO MINAS TREND

Siga SPFW nas redes sociais para mais informações e novidades:

facebook.com/SPFW

instagram.com/SPFW

twitter.com/SPFW

https://www.youtube.com/user/ffwtv

Assista aos desfiles da temporada ao vivo em: ffw.com.br/SPFW

Compartilhe: #SPFWn45 #SPFW




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: