20 • setembro • 2018

Especialista aponta tendências para o Verão 2019: Cores suaves mas sem romantismo


Fim de ano chegando e trazendo as novas coleções primavera/verão 2019. A temporada começa daqui à pouco com temperaturas mais altas, muito sol, praia, passeios ao ar livre e roupas mais leves. A cartela de cores das coleções vem com tonalidades suaves, doces, mas não necessariamente românticas, seguindo uma visão contemporânea e combinadas com shapes modernos, como os de referências esportivas. O educador João Dalla Rosa, do SENAI CETIQT, que é especialista em moda, dá dicas para a próxima temporada.

As cores

O inverno passou mas deixou a influência dos tons rosados e uma versatilidade no uso da cor. Muito mais do que romântico e delicado, o rosa agora aparece em composições do vestuário que trazem um visual moderno e, por vezes, ousado.

Os tons de azul também seguem na moda, usados em tecidos diversos, desde sintéticos brilhosos até sarjas; o que favorece a composição de looks monocromáticos, que estarão em alta no verão. E sabe aquele short preto? Você vai poder contrastar azul com o preto nesta temporada e também criar belas composições usando tons rosados e violáceos.

Foto: iStock

Outra cor que segue poderosa é o amarelo. A cor do sol vem em tons extremamente claros, os pastéis, usados tanto para criar visuais monocromáticos de estética esportiva quanto em composições que expressam maior feminilidade. Já o verde vem com uma proposta diferente, em tom suave, diferente do seu uso tradicional nas coleções de veraneio. Pode ser usado em uma única cor ou junto a cores doces e delicadas.

Foto: iStock

E que falar da ultravioleta, escolhida como a cor de 2018 pela Pantone, empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores? Como a própria empresa definiu, é “uma cor complexa e contemplativa, que sugere os mistérios do cosmos em relação àquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora”. A cor vem com a proposta de representar um momento no tempo, percepção captada pela Pantone quando fez a pesquisa. Por simbolizar a experimentação e o não conformismo, a cor, bastante expressiva, não é aceita por qualquer um. É muito aplicada em uso pontual e para quebrar a monocromia.

Dourado: dos acessórios até a moda praia

A versatilidade do dourado amplia seu uso na temporada, assumindo um visual casual, sem associação com o luxo e a extravagância. Tanto na moda infantil como na feminina, o dourado estará presente nos mais variados produtos, do vestuário aos calçados, passando pelos acessórios. Tendência para a estação, a estética esportiva, que há tempos vem ganhando as ruas, pode se apoderar do dourado para dar um toque extra de brilho às roupas.

Foto: iStock

E até a moda praia aderiu ao dourado! Ao contrário de temporadas passadas, que trouxe a cor em detalhes de biquínis e maiôs, nessa coleção o dourado vai estar em looks inteiros e materiais variados, inclusive nos paetês que podem aparecer nos detalhes do vestuário ou compondo peças inteiras; mas sempre combinando com modelagens casuais.

Listras, estampas, xadrez e desenhos

Depois de compor diversos visuais nas passarelas, as listras ganham agora versões verticais e mais simplificadas. Com bases neutras, especialmente claras, as marcas apostam em padrões coloridos com efeito duplo e espaçado para chemises, tops e vestidos de verão.

Foto: iStock

Outra estampa que é tendência é a clássica de floral. As estampas florais já estão sendo trabalhadas em uma variedade de versões, escalas e cores nos desfiles da temporada. A dica são os vestidos que trazem flores em escala média sobre bases claras, criando um visual romântico.

O xadrez dos tabuleiros volta com tudo. Os padrões xadrez de grade e xadrez vichy, famosos pelas toalhas de piquenique nos filmes, estampam peças de veraneio. A escala média se destaca, mas versões menores também poderão ser encontradas.

Foto: iStock

Opções divertidas no vestuário, formas abstratas e desenhos contemporâneos têm tudo a ver com o verão do hemisfério sul. Cores vivas remetem a tintas em telas, principalmente quando utilizadas em panos brancos ou off-white.

Detalhes em alta

Lenços estampados estão de volta às lojas. Feitos primeiramente por marcas de luxo, eles usam padronagens clássicas como arabescos e pasley, em estampas corridas de diversas colorações.

E sabe aquele logo com a marca da peça colocado em fonte diferente? Sim, as famosas letterings voltam com tudo na temporada e poderão ser encontradas especialmente em peças de malharia circular, como bodies e camisetas.

Foto: iStock

Foto: iStock

Ficar por dentro das tendências é bacana, mostra que você está ligada na moda. Mas o fundamental é ser criativo, montar os looks com roupas que já tiver em casa. Aproveite essas dicas para encontrar as estampas e cores que são tendência e que mais te agradam. Veja quantas combinações interessantes podem surgir!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: