Pop Plus Pool Party: Brilho, cores e liberdade em tamanhos grandes — Moda Sem Crise
13 • fevereiro • 2017

Pop Plus Pool Party: Brilho, cores e liberdade em tamanhos grandes


MODA – Não é de hoje que o termo Plus Size circula pelas revistas de moda e redes sociais de todo o mundo. O segmento ganha força e está em crescimento constante, cerca de 6% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e movimenta em torno de R$ 5 bilhões. Mais de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais atendem a esse público, que tem se tornado cada dia mais exigente e, além de lojas físicas e virtuais, eventos específicos ajudam a movimentar o mercado e a trazer cada vez mais novidades.

Organizado há quatro anos pela jornalista e empreendedora Flávia Durante, o bazar Pop Plus é um dos eventos queridinhos do público plus size e acontece quatro vezes ao ano, em São Paulo, reunindo diversas marcas de todo o país. Neste ano, o evento ganhou algumas edições menores temáticas entre as edições oficiais. A primeira delas, aconteceu no último domingo, 12 de fevereiro, com o tema moda praia, fantasias e acessórios para o Carnaval. O Pop Plus Pool Party reuniu mais de 400 pessoas e 19 marcas que fizeram a alegria de quem usa manequim acima do 46. Música boa comandada pela DJ transformista Plus Size Draga da Quebrada, piscina, foodtruck, sorteios, drinks especiais, muita segurança esbanjada em trajes de banhos e fantasias cheias de estilo, além de atrações artísticas marcaram a tarde e início da noite do domingo.

De acordo com Flávia Durante, a ideia é não deixar muito intervalo entre as edições especiais e promover o encontro de marcas e a diversão e o empoderamento do público. “A intenção é que essas pessoas se encontrem mais vezes. E seguindo a ideia da moda praia, tem muita menina que ainda tem medo ou vergonha de usar biquíni. Então aqui, elas podem comprar os biquínis, usar na frente de meninas que são iguais a elas e com isso se empoderar e usar em qualquer lugar”, relatou a empreendedora, que falou ainda sobre a dificuldade de encontrar belas fantasias de Carnaval em tamanhos grandes. “Não havia fantasias para esse público. As pessoas gordas sempre tiveram que cortar camisetas, improvisar ou utilizar coisas pouco elaboradas. Então eu percebi que algumas marcas como a Oh! Querida (SP), Maria Abacaxita (RJ), Nina Vazquez Moda e Estilo (RJ) estavam produzindo algo desse tipo e decidi convidá-las também.”

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No sentido horário: Piscina foi atração do evento; a jornalista e empreendedora de moda, Flávia Durante, criadora do Pop Plus; Marco Magoga; as amigas Genize Ribeiro, Aline Lima e Lauren Souzza; mulheres empoderadas aproveitam a piscina; e Luciana Barros da África Plus Size – Fotos: Ana Paula Aureliano

Entre as marcas presentes estavam a Cor de Jambo (SP), Feminina Plus Size (RS), For All Types (PR), A minha praia é (MG), Come do the reggay (SP), Bambina Beachwear (PR) e Touha (PR). A Oh! Querida (SP), Maria Abacaxita (RJ), Coletivo de dois (SP), Clamarroca Plus (SP), Lambuzada (SP), NaBeca Tamanhos Reais (RJ), Nina Vazquez Moda e Estilo (RJ) e We Love Atelier (SP) apresentaram suas coleções especiais para o Carnaval, incluindo fantasias, camisetas customizadas, bermudas e shorts. E para enfeitar as foliãs e foliões, os acessórios de Coquille Ateliê, Mary Help Acessórios Criativos (RJ), Monka (SP) e Clube da Meia-Calça (SP).

A blogueira Plus Size Juliana Romano, marcou presença no evento e falou sobre a importância de reuniões como esta. “Este evento em específico é muito inovador, porque é tão raro uma gorda se sentir confortável de biquíni em um ambiente, sem julgamentos e um lugar que permita que elas todas se juntem para viver isso é muito libertador, pois isso nos incentiva a aceitar e exibir nossos corpos em outros lugares”, comentou.

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A blogueira de moda Ju Romano – Foto: Ana Paula Aureliano

Falta de opção na moda tem inspirado empreendedores do segmento Plus Size

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 52,5% da população brasileira está acima do peso, o que comprova que há público potencial a ser conquistado com os investimentos no comércio de moda plus size. Apesar desse número, é ainda nos eventos e lojas específicas que este público encontra diversidade de peças para compor o guarda-roupas.

Mariana Camargo, idealizadora da Clamarroca Plus conta que criou a linha de jeans plus size há cerca de quatro meses por conta de sua dificuldade em encontrar peças confortáveis e com bom caimento. “Tive muitas dificuldades com roupas. Eu queria usar jeans e só encontrava quando comprava fora ou se alguém trouxesse para mim. Então, eu via os modelos de jeans como a skinnys, por exemplo e pensava: ‘Quando eu emagrecer vou usar isso’. Só que esse dia não chegava nunca, porque a gente tem o corpo que tem e não temos que adaptá-lo às roupas”, afirmou. Para a edição Pool Party, Mariana preparou uma série de camisetas customizadas.

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Mariana Camargo investe no empreendedorismo e aposta nas calças jeans com estilo e informação de moda – Foto: Ana Paula Aureliano

Com Caroline Correia não foi diferente, a criadora na marca de fantasias Coquille cansou de improvisar e adaptar roupas para criar suas fantasias ou não encontrar e ao lançar sua marca há apenas um mês, deparou-se com diversas pessoas enfrentando o mesmo problema. “Uma mulher gorda também quer se vestir com brilho, com decotes, quer adotar um estilo próprio e quando encontramos esse tipo de roupa, não cabem em nós. E eu tenho o meu estilo, e quis criar peças para isso. A partir daí encontrei uma demanda muito grande.”

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Caroline Correia cansou de improvisar fantasias para o Carnaval e criou a Coquille Ateliê  – Foto: Ana Paula Aureliano

E não são só as mulheres que participam do público que aquece o mercado plus size. Homens que vestem tamanhos grandes encontram ainda mais dificuldades em lojas comuns e até mesmo nas específicas que investem muito mais no público feminino. “Em relação à moda para homens estamos ainda caminhando a passos curtos. Os homens também estão se preocupando em usar coisas diferenciadas e homem gordo não é diferente, porém as mulheres sempre são os maiores alvos de consumo. Eu sempre gostei de moda e de me vestir bem, porém eu desisti de tentar emagrecer para caber em uma jaqueta estilosa e sim comecei a buscar roupas estilosas voltadas para mim”, contou o design e ilustrador Marco Magoga, colunista do Portal A Coisa Toda.

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Marco Magoga é um consumidor exigente em busca de peças com estilo – Foto: Ana Paula Aureliano

Cores, estampas, brilho, roupas longas e curtas quebraram tabus na primeira Pop Plus Pool Party. Beleza em tamanho grande foi o que não faltou.  Flávia contou que ainda não há tema fechado para a próxima mini versão do evento, mas esta já foi um aquecimento para a versão oficial que acontece nos dias 18 e 19 de março e já avisa. “Estamos preparando e buscando coisas muito especiais, vem muita novidade por aí.”

Confira a agenda 2017 do Pop Plus.

Fotos: Robson Leandro (Créditos para @robson_leandro/@popplusbr)

Fotos: Robson Leandro (Créditos para @robson_leandro/@popplusbr)

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