Feira de troca de brinquedos alerta para consumismo infantil - Moda Sem Crise
09 • novembro • 2017

Feira de troca de brinquedos em Campinas alerta para consumismo infantil


#AGENDA – Trocar ao invés de comprar. Um brinquedo novo, sem tirar um tostão do bolso. A feira de troca de brinquedos do Gato Mia Café, em Campinas (SP), ganhou lugar cativo na agenda do espaço e se tornou fixa com uma edição por mês. A proposta da iniciativa é colocar a criança como protagonista e responsável pelo escambo, sem interferência dos adultos. Ela negocia e realiza a troca. A ideia é também alertar pais e responsáveis sobre os perigos do consumo infantil desenfreado e apresentar novas possibilidades de aquisição que vão além do valor monetário e do bem material. A próxima edição da feira acontece neste sábado, dia 11, às 10h. O evento é gratuito.

feira-de-troca-de-brinquedos-alerta-consumismo

Foto: Pixabay

“Para participar é só chegar com os brinquedos que não quer mais e escolher por qual brinquedo quer trocar. Certamente algo já sem graça para um, será incrível para outro. As crianças é que vão definir, os adultos vão apenas acompanhar. A feira é uma forma de mostrar um novo jeito de consumir, muito mais consciente, que respeita o outro e o meio ambiente, já que reduzimos o volume de lixo gerado com o escambo. Trata-se de atender necessidades que vão além do consumo de bens materiais. É uma forma de cidadania, de educar esses pequenos que são transformadores sociais”, destaca a proprietária do Gato Mia, Mariana Barbosa.

A feira de troca de brinquedos é uma iniciativa que tem como referência ações do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que acredita em programas que visam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Em sua página na internet é possível assistir vídeos de estudiosos que tratam da infância e dos assuntos que permeiam essa fase da vida.

Um exemplo é o Ph.D em física quântica, Amit Goswami, que alerta para o consumo desenfreado de produtos supérfluos na infância, da cultura consumista que é imposta e da necessidade urgente de se estabelecer uma economia espiritual, na qual o produto mais importante é o amor.

“Ninguém nasce consumista. É um hábito que se forma ao longo da vida. E as crianças são os principais alvos da indústria, principalmente agora, com o final do ano e o Natal. Goswami fala sobre consumir coisas mais altas, como vitalidade, que pode ser encontrada no cuidar de uma horta. Nós acreditamos nisso. E buscamos trazer essas referências com a feira e as possibilidades de troca, que são muito mais do que materiais”, completa Mariana.

Inspire-se: Instituto Alana tem um guia para quem quer organizar uma feira de troca de brinquedos

Na contramão do consumismo e promovendo a sustentabilidade, o Instituto Alana conta com o programa Criança e Consumo. A iniciativa que existe desde 2006 com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumo infantil, minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dele, dá dicas de como promover uma feira de troca de brinquedos em sua cidade. Confira!

Como organizar*

Abaixo estão os materiais e algumas dicas para ajudar na organização e divulgação da sua Feira de Trocas de Brinquedos*. Disponibilizamos um Guia, que pode auxiliar na organização para que nenhum detalhe seja esquecido, e uma listinha de combinados para ajudar no dia.

Colocamos também um modelo de convite e de cartaz para contribuir com a divulgação, ampliando assim, o alcance da iniciativa e levando mais crianças para a sua Feira. Lembre-se, que as Feiras são realizadas exclusivamente para troca – não havendo compra ou venda de produtos. Mais do que um exercício de desapego, as Feiras podem contribuir também para a formação de valores menos materialistas.

E qualquer dúvida escreva pra gente: fdt@alana.org.br

Guia e combinados

Guia – Aqui você encontra um guia completo para a realização da Feira de Trocas de Brinquedos, com orientações práticas sobre o que fazer antes, durante e depois da Feira: faça o download aqui.

Combinados da Feira – Para garantir que tudo transcorra bem, leve impresso no dia esse arquivo e coloque em um lugar visível: faça o download aqui.

Divulgação

Convite virtual – Você pode completar esse material com as informações da sua Feira e enviar por e-mail, whatsapp, divulgar nas suas redes, espalhar virtualmente: faça o download aqui.

Cartaz – Coloque as informações da sua Feira nos espaços em branco, imprima o cartaz e cole em pontos de interesse da comunidade (creches, escolas, centros comunitários, restaurantes, etc.): faça o download aqui.

Imprensa– Se sua Feira for aberta ao público, divulgue na imprensa local com esse modelo de release: faça o download aqui.

Conte com a gente

Cadastre sua Feira – Criamos aqui um formulário para saber mais sobre sua Feira, se você tiver interesse, podemos divulgar na agenda do site e no nosso FacebookAcesse o formulário aqui.

Conte como foi – Depois da realização da Feira compartilhe com a gente como foi escrevendo para o e-mail fdt@alana.org.br. Fotos e relatos são sempre inspiradores.

**Os materiais são apenas sugestões para auxiliar na realização da Feira. Fique à vontade para adaptar, transformar e distribuir.

*Com informações do programa Criança e Consumo do Instituto Alana

Serviço

Feira de Troca de Brinquedos

Gato Mia Café: Rua Maria Monteiro, 1742, Cambuí – Campinas/SP

Dia: 11 de novembro e 09 de dezembro

Horário: 10h

Entrada gratuita

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: