30 • julho • 2018

Faça você mesma: Confira dicas para acertar na maquiagem


Se por um lado há quem enxergue a maquiagem como parte de um sistema impositor que afirma padrões, por outro há quem veja a maquiagem como ferramenta de empoderamento. Toda história tem dois lados. E nesta perspectiva esse conteúdo não tem a menor pretensão de dizer o que está certo ou errado. O importante é que você mulher protagonista de sua história possa sempre decidir e apostar no que te faz bem. Combinado?!

Agora, se sua aposta está em usar maquiagem tem aí uma outra questão. Como usar essa ferramenta de maneira mais acertiva? Eu, por exemplo, sou uma negação quando o assunto é fazer a minha própria maquiagem. Faço sempre o básico. Mas gostaria de saber arriscar mais. Por isso, pedi para a maquiadora e visagista Isabel Fornells – responsável pela beleza do Editorial Moda de Valor que contou com os modelos Paulo Rocha e Aline Aparecida e que me maquiou também recentemente para um ensaio para o Moda –  para dar algumas dicas de make para um resultado digno de elogios.

A modelo Aline Aparecida para o editorial #ModadeValor do Moda Sem Crise maquiada por Isabel Fornells – Foto: Guilherme Diniz

E o primeiro passo, segundo Isabel para aquela make bapho, como se diz por aí, é preparar a pele antes da aplicação dos produtos. Isso garante um resultado satisfatório.  “A limpeza da pele pode ser feita com um demaquilante ou sabonete específico. Se estiver limpa, basta passar água micelar ou água termal”, explica Isabel que em seguida sugere a aplicação de tônico, creme hidratante e primer. Finalizando a primeira etapa da maquiagem.

É importante ressaltar que tanto o tônico quanto o hidratante devem ser aplicados com batidinhas. Já para a aplicação do primer a recomendação é evitar usar as mãos – eu sempre preferi usar os dedos e já descobri que preciso rever isso.

A área dos olhos pode ser bastante complicada. Para facilitar correções, você pode arriscar sem medo antes de fazer a pele. Isabel recomenda o uso de sombra. “Principalmente para marcar o côncavo.” Além do delineador, máscara de cílios e sombra para as sobrancelhas. “Nesse caso jamais use sombra preta ou lápis preto nas sobrancelhas porque ficam muito artificial.” Antes e depois da aplicação da sombra – que precisa ser adequada e no tom mais próximo do seu natural possível – penteie os fios para que fiquem alinhados.

Com os olhos prontos, o próximo passo para a pele bem maquiada é aplicar a base, o corretivo, o pó solto ou translúcido para selar a make. Então, a pele está pronta para receber o blush, o contorno e o iluminador. Para finalizar lápis labial e batom.

“Se for usar só um gloss não é preciso usar lápis. Ele é usado mais para segurar o batom dentro do contorno da boca e se usado no lábio também garante a fixação por mais tempo”, explica Isabel que usou na minha maquiagem, por exemplo, um lápis incolor. De fato o batom mate nude que escolhi permaneceu fixado durante toda a realização das fotos.

Selfie da maquiagem da Isabel Fornells que ainda não tentei reproduzir, mas pretendo tentar. Mostro melhor o resultado quando receber as fotos do ensaio – Foto: Arquivo Pessoal

“É basicamente isso. Então, depende se a maquiagem será usada numa ocasião de dia ou noite. Se é para o dia não usa contorno. E não usa iluminação também. Mas se for para noite pode usar tudo. Tudo depende da proposta e o que a pessoa deseja. E para fixar a make para durar mais dá para investir num fix de maquiagem”, concluiu.

E aí? Vai se jogar na make ou ainda precisa de um help da Isabel?

Para conhecer o trabalho desta maquiadora e visagista clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM

BELEZA CONSCIENTE: 15 MARCAS DA COSMÉTICA ORGÂNICA E NATURAL REUNIDAS DURANTE A BIO BRAZIL FAIR




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: