10 • fevereiro • 2017

Crowdfunding: Fashion Revolution Brasil cria campanha para promover evento


MODA – Estima-se que, por ano, 80 bilhões de peças novas de roupas sejam produzidas e vendidas em todo o mundo, 400% a mais do que duas décadas atrás. O dado assustador está intrinsecamente relacionado a uma fórmula que soma, entre outras coisas, a exploração da mão de obra ao consumo desenfreado. O resultado dessa equação é também alarmante: a indústria da moda é a segunda que mais polui o Planeta – ficando atrás apenas da indústria petrolífera – sem contar que é uma das que mais mata.

Com o objetivo de mostrar ao mundo que uma completa mudança neste cenário é possível, o Fashion Revolution promove pelo mundo, entre os dias 24 e 30 de abril, a Fashion Revolution Week. Aqui no Brasil estão previstos grandes eventos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH) e Porto Alegre (RS). Mas, para subsidiar o evento, a equipe Fashion Revolution Brasil criou uma campanha de crowdfunding – financiamento coletivo – para arrecadar recursos. A expectativa é ampliar o alcance e impacto.

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“Queremos viabilizar a realização dos quatro principais eventos nacionais. Estamos realizando a campanha [de financiamento] para cobrir alguns gastos. Custos com locação de material, logística, e outros custos básicos. Além desses eventos, nós realizaremos outras dezenas de eventos e outras ações. É importante que colaborem”, diz uma das representantes do Fashion Revolution no Brasil, Fernanda Simon, no vídeo criado para divulgar a campanha.

Segundo Marina de Luca, também representante da equipe brasileira, em 2016 a Fashion Revolution Week promoveu encontros em 56 diferentes cidades do país. Para este ano, a viabilização das ações propostas dependem desta importante arrecadação. “Os eventos terão rodas de debate com temas conectados com moda sustentável. Queremos convidar personalidades e especialistas para debaterem sobre os assuntos propostos. Haverão workshops práticos, exposições, exibições de filmes, entre outras atividades. Cada cidade está preparando sua agenda. Depende um pouco do dinheiro que conseguiremos para fazer”, explica Marina.

É tudo ou nada!

A meta da campanha de crowdfunding para a realização da Fashion Revolution Week é arrecadar R$ 32 mil em doações que tem como menor valor R$ 20 e a maior das contribuições é de R$ 1 mil. A campanha acaba às 23h59 do dia 20 de março. Até aqui, o Fashion Revolution conta com R$ 5.190, o equivalente a 16% do valor total. O financiamento rola na base do tudo ou nada. Portanto, é preciso atingir a meta para que o dinheiro seja entregue para a organização do evento. E toda contribuição é de extrema importância.

A campanha inclui recompensas para os colaboradores revolucionários. Entre elas há  cupons de desconto para a compra online nas marcas parceiras da campanha [Insecta Shoes, CopimLab, GSone, Humanus, Côté, Coleteria, Grama, Shieldmaiden, Doura, Preza e Nuu Shoes]. O valor do investimento neste caso é de R$ 250 e são 90 recompensas para esse apoio à espera de benfeitores. Cada marca disponibilizou um número de cupons específico, a escolha está sujeita a disponibilidade do cupom.

De acordo com a empresa The Crowdfunding Centre, sediada em Londres (UK), apenas três em cada dez projetos de financiamento coletivo conseguem receber o dinheiro da campanha, com base em pesquisa feita nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Brasil, essa estratégia cresce e tem ajudado a tirar projetos do papel. O sucesso do financiamento do Fashion Revolution Brasil está em nossas mãos. Contribua. Compartilhe. Revolucione!

Movimento global

Espalhado atualmente por 92 países, o Fashion Revolution é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que luta diariamente para conscientizar profissionais da área e consumidores sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases, desde os primeiros passos do processo de produção, até seu consumo. A campanha surgiu em Londres, após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, em 24 de abril de 2013, que ocupado por oficinas de costura, deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

Link da Campanha no Benfeitoria: Fashion Revolution Week

*Texto atualizado em 9 de março de 2016, às 14h30.

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