17 • julho • 2018

Artesãs e costureiras: Rede Asta lança ferramentas para ajudar na precificação e formação


Você empreendedora em algum momento do seu negócio se deparou com o dilema da precificação de um serviço ou produto? Saiba que você não está sozinha. Justamente por isso, a Rede Asta – negócio social focado na valorização do artesanato brasileiro – está lançando o aplicativo Preço Asta e a Plataforma Asta. O objetivo é ajudar artesãs e costureiras a precificar corretamente o seu produto final com base em informações do mercado e cruzamento de dados.

A iniciativa que acontece em parceria com o Instituto C&A – que desde 2017 apoia o projeto – é resultado de um mapeamento de artesãs e costureiras de todo o Brasil e uma série de ações propostas pela Rede para a melhoria das condições de trabalho no setor da moda.

Para desenvolver o projeto, a Rede Asta identificou que muitas mulheres estão neste mercado de trabalho para equilibrar as finanças de suas famílias – por isso, investir nelas é fortalecer as famílias a longo prazo.

Um dos grandes desafios encontrados nas pesquisas foi a falta de informações consistentes sobre o mercado de artesanato. Por isso, as artesãs e costureiras não conseguem precificar seus produtos de forma justa, tendo consequentes prejuízos e enfraquecendo a cadeia do mercado de moda e também do artesanal.

A presença de crianças e adolescentes dentro do ambiente/processo de trabalho também é muito comum nestes meios, sendo necessária a conscientização e preparação dessas mulheres para as engajar a erradicar este tipo de trabalho.

Além de atuar na formação das artesãs e costureiras, a iniciativa permite que elas conversem entre si, incentivando a troca de informações e experiências. A plataforma disponibiliza, ainda, uma vitrine online e a possibilidade de as mulheres se conectarem com milhares de compradores.

“A ideia central do projeto é potencializar artesãs e costureiras para que a falta de conhecimento e conscientização em temáticas ligadas aos direitos e às relações humanas não dificultem seu desenvolvimento e autonomia.”, explica Alice Freitas, cofundadora da Rede Asta.

Saiba mais sobre a Plataforma e o APP

A Plataforma Asta é uma plataforma on-line composta pela Escola de Negócio das Artesãs – um programa de treinamento baseado nos 12 anos de experiência da Rede Asta na economia do feito à mão.

Além de promover conexão com o mercado, é um aplicativo de comunicação para que as artesãs/costureiras troquem ofertas e demandas on-line. Estima-se que, até o final de 2018, cerca de mil artesãs e costureiras terão acesso à plataforma.

O aplicativo Preço Asta é capaz de precificar qualquer tipo de peça artesanal. Permite, ainda, a análise de viabilidade do mercado, o cadastro de fornecedores e a inclusão de portfólio de produtos. Intuitivo e fácil de usar, a ideia do aplicativo é que seja efetivo e funcional.

Também há uma parte gestão dos pedidos/ encomendas, onde ela conseguirá inserir as informações do cliente e produtos em estoque, além de uma lista de compras automática de matéria-prima.

Complementares, as soluções foram pensadas para dar subsídio às artesãs e costureiras usando o melhor da tecnologia e um banco de dados com informações seguras.

A plataforma estimula também o vínculo dos grupos através da criação de comunidades e reuniões locais, onde a troca pode ser muito mais rica e efetiva entre essas mulheres, gerando uma verdadeira rede de apoio pelo e para o bem de toda a cadeia.

Foto: Reprodução Facebook Rede Asta

Disponível para download neste momento apenas para Android, o aplicativo Preço Justo chegou em boa hora para o Panda Craft Ateliê, negócio familiar focado em produtos infantis. “Antes não sabíamos como precificar e essa ferramenta veio para nos ajudar. Além da organização que podemos ter com ele, tanto de valores, pedidos, ficha técnica e etc. Tudo em um só lugar. Fora o cadastro de fornecedores que é uma coisa maravilhosa. Ainda tem uma parte que diz sobre a quantidade de material a ser comprado para os pedidos feitos. O app agrega muito ao nosso negócio.”

Baixe o APP aqui: bit.ly/2uts0kW

Com informações do Instituto C&A e Facebook Rede Asta




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: