MAMÃE SEM CRISE – Outro dia eu e meu marido estávamos falando sobre o quanto é legal apresentar música para os filhos, sobre as músicas que crescemos escutando, o quanto elas nos influenciaram e trouxeram referências para os nossos gostos musicais, e toda a memória afetiva que criamos por momentos onde elas foram a trilha sonora durante nosso crescimento. Não é à toa que muitos de nós curtimos artistas que nem da nossa época são, mas que, com certeza, foram hits na juventude dos nossos pais e avós, que trouxeram isso pra gente.
Dizem que desde a barriga, os bebês já reconhecem sons e músicas. Há também publicações que afirmam que elas são capazes de até mesmo estimular o intelecto da criança. Tocar a mesma música que você colocava para o bebê escutar na barriga quando ele nasce pode ter até o poder de acalmar a criança. Fora isso, eu acredito que a música também estabelece a nossa comunicação uma com a outra. Desde o princípio da gravidez eu coloco músicas pra minha Carolina escutar. Todas elas têm um sentimento especial, que eu acredito transmitir pra ela. Selecionei algumas aqui pra dividir com vocês.
A primeira música que ouvimos juntas foi “Passarinhos” cantada por Vanessa da Mata e Emicida. Essa música tem um refrão tão gostoso “Passarinhos, soltos a voar dispostos, a achar um ninho, nem que seja no peito um do outro”. Ela representa a minha alegria com a chegada da Carol e a minha vontade de dançar sempre com ela.
A outra música, que eu tenho a impressão dela “dançar” na barriga algumas vezes que escutou, leva o nome dela “O cheiro de Carolina”. O papai sempre cantou essa música quando a gente dizia que este seria o nome da nossa filha e um forrozin no estilo Gonzagão tem tudo a ver com a alegria que ele tem e com o nosso amor pelo Norte e Nordeste, de onde vem parte de nossas raízes.
Aí eu apresentei pra minha filha um dos meus “top favoritos”, Elvis! Cresci ouvindo Elvis por influência do meu pai, que aos domingos colocava bem alto no toca discos ou na fita cassete do som do carro, e a gente dançava enquanto minha mãe preparava o almoço e assistia os nossos passos. Olha a minha memória afetiva aí! Quero que a Carol tenha várias assim também!
“Pela luz dos olhos teus” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes também é uma declaração de amor e sempre coloco pra minha pequena na barriga. Eu acho que ela curte a parte do piano..rs, porque sempre rola um chutinho..rs.
E tem também a que todo mundo lembra pelo nome “Carolina” do Seu Jorge. Adoro essa música, sempre achei que soa tão lindo esse nome quando ele canta e por várias vezes me imaginei cantando pra minha filha:
“Carolina, eu preciso te falar
Ô, Carolina eu vou amar você
Pois eu vou te dar muito carinho
Vou te dar beijinho no cangote
Oi, Carolina
Menina bela, menina bela”.
E vocês? Tem alguma música especial que marcou a gravidez ? Me contaaa!
Beijos,
Que texto sensível, Di! E que alegria ter algo tão seu e da Carol compartilhado aqui. A primeira das muitas canções que vão ouvir, cantar e dançar juntas! Parabéns. E Obrigada!!! Essa coluna está incrível. É um privilégio contar contigo. E fazer parte da espera e chegada da Carol, Carol, Carollllllll!!! <3 <3 <3
Responder
Má, obrigada pelo carinho! <3
Responder