18 plataformas (sites e blogs) pautadas por sustentabilidade para você se inspirar desde já — Moda Sem Crise
30 • novembro • 2017

18 plataformas (sites e blogs) pautadas por sustentabilidade para você se inspirar desde já


Entre os dias 221 e 24 de novembro, a cidade de São Paulo recebeu de braços abertos a Brasil Eco Fashion Week – Semana Brasileira de Moda Sustentável.  Com entrada gratuita e completamente aberto ao público, o evento durante três dias colocou em discussão assuntos relacionados à sustentabilidade – tema de extrema importância, mas ainda com pouco alcance – boa parte da população brasileira desconhece os danos sociais e ambientais causados por uma indústria que produz anualmente 80 bilhões de peças de roupas para suprir o seu consumo desenfreado. Além de apresentar marcas de moda que apostam em processos de criação e produção limpos e responsáveis em desfiles e também showroom, a BEFW promoveu uma agenda com debates sobre moda, mercado, educação, transparência, trabalho e inovação só para citar alguns dos assuntos abordados. Mediada por Suzana Moura, a roda de conversa Moda Sustentável e Comunicação colocou fim à intensa programação e as falas. Inspirado por essa última discussão, o #ModaSemCrise – plataforma online e offline pautado por novos talentos e negócios criativos; produção e consumo consciente; e empoderamento e valorização da mulher reune aqui nesta publicação uma lista de sites e blogs – todos tão interessantes quanto o Moda – pautados por caminhos sustentáveis para você que quer saber mais sobre essa questão tão urgente e necessária possa também segui-los, acompanhá-los e consultá-los.

Foto: Pixabay

Follow The Colors

Sob o comando de Carol T. Moré, o Follow The Colours foi criado em 2009 e traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia e viagens.  Com atualização diária e linguagem divertida o site tem crescido e atraído cada vez mais seguidores que buscam conteúdo diferenciado. Para ficar de olho em tudo o que acontece no Brasil e no mundo e trazer um conteúdo redondinho, o Follow The Colours conta com a colaboração da jornalista e publicitária Clarissa Jurumenha, da ilustradora Clau Souza, o publicitário Lucas PL, as jornalistas Mariana Dib, Leyda Torquato e Selena Escher.

Modefica

Com o Slogan “Nossa missão é inspirar e fazer a diferença – na internet e fora dela, a plataforma Modefica de Marina Corelato propõe reflexões sobre como se tornar um ser humano melhor e mais consciente para impactar o seu entorno. E para isso aborda temas como moda, comportamento, estilo de vida e entretenimento. Tendo como ponto forte o protagonismo feminino, o Modefica também promove encontros nos quais desenvolve projetos como o Modefica Offline, Mentoria Modefica, Modefica Collabs e o Modelagem aberta.

Roupartilhei

Desenvolvido pela jornalista Gabriela Machado André, integrante da equipe de Comunicação para o núcleo Brasil do movimento Fashion Revolution, o Roupartilhei é um blog de jornalismo e coolhunting de iniciativas de moda com atributos sustentáveis com o objetivo de apoiar e dar visibilidade a todas as iniciativas divulgadas aqui, além de fortalecer a cultura do consumo consciente e do empreendedorismo criativo. Os posts colocam em evidência processos produtivos com menor impacto ambiental, iniciativas que fazem estilo reutilizando materiais, profissionais-referência do meio e modelos de negócio inovadores – que privilegiam aspectos da economia colaborativa e de sistemas de trabalho justos, valorizando o artesanato tradicional e o desenvolvimento local.

Slow Down Fashion

Slow Down Fashion é um guia de marcas e projetos locais e inovadores que estão alinhados aos valores do conceito Slow Fashion, com o propósito de gerar visibilidade para quem está fazendo a diferença no cenário da indústria da moda atual. Sob o comando de Michelle Narita, o site já conta com mais de 60 marcas que utilizam técnicas de tingimento natural, algodão orgânico, customização de peças descartadas e roupas atemporais.

Ainda Uso

Com uma equipe de peso, o Ainda Uso é uma plataforma de conteúdo voltada para moda e comportamento consciente, com o propósito de dar espaço para novos artistas e estilistas com trabalhos autorais e de cunho sustentávelO site conta com direção de marketing de Vanessa Guimarães, direção de comunicação de Suzana Moura, além da correspondente internacional Maria Cecília e da personal organizer Lívia Moreira e prioriza histórias de valor afetivo de pessoas com objetos e roupas e também apresenta projetos inspiradores e conscientes.

Transit

A Transit é uma plataforma de conteúdo digital que traz em seu conteúdo as mudanças no mercado de moda, principalmente no Brasil. Por meio de entrevistas, vídeos, reportagens, cobertura de eventos e editoriais de fotos a plataforma põe em debate a moda sustentável, apresentando iniciativas e ideias que estimulem uma cadeia produtiva de maneira criativa e mais conscienteCom conteúdo voltado para comunicação, economia moda e meio ambiente as plataforma foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso pelas estudantes Laís Flanklin, Marina Quaresma e Isadora Stelmach e está entre as dicas para que está afim de conteúdo sobre sustentabilidade.

Ideia Circular

Ideia Circular é um portal de iniciativa sobre educação, economia circular e inovação do berço ao berço, com o objetivo de mudar a forma de pensar sustentabilidade através de perspectivas para criar produtos e sistemas saudáveis circulares e efetivos. Coordenado pela arquiteta e urbanista Léa Gejer e pela consultora de inovação Carla Tennenbaun, e com a colaboração do líder da consultoria Epea Brasil, Alexandre Fernandes, da engenheira ambiental Tainá Bimbati e da quínica Susan Moreno,a plataforma pretende apoiar a discussão e aplicação da ideia circular no Brasil.

Insecta Shoes Blog

Insecta Shoes é uma marca de sapatos e acessórios ecológicos e veganos,  produzidos no Brasil. A proposta é transformar criar sapatos dos mais diversos modelos, por meio de peças de roupas usadas, além de garrafas de plástico recicladas. No site são encontrados todos os acessórios produzidos pela marca e podem ser adquiridos online.

Roupa Livre

Roupa Livre é um estúdio criativo que desenvolve soluções para reduzir o excesso de roupas sem uso, para isso conecta iniciativas e pessoas que buscam uma relação mais consciente, carinhosa e cuidadosa com o que vestem. Criado por Mari Pelli, Gabi Mazepa e Elisa Dantas, a iniciativa desenvolve projetos especiais de acordo com as características de cada parceiro, projeto, marca ou instituição, com ações itinerantes, como eventos, cursos e consultorias.

Moda Ética

Criado em 2007 como um blog, Moda Ética Brasil surgiu para compartilhar algumas respostas sobre como o sistema de moda pode ser ético. Mas contou com um rápido crescimento e tornou-se uma plataforma que envolveu empreendedores e leitores principalmente em Belo Horizonte. Além disso, conecta pessoas de diferentes culturas como Índia, Tailândia, Itália e EUA. Entre as propostas da plataforma está compartilhar conhecimento científico e inspirador, promover projetos sociais comprometidos com a sustentabilidade e a paz e oferecemos serviços éticos em Engenharia de Produção e Design de Produto.

Oficina de Estilo

A Oficina de Estilo é uma empresa de consultoria criada em 2003, em São Paulo, que capacita mulheres reais para facilitar, simplificar e humanizar o vestir. Coordenada por Cris Zanetti, Fê Resende e Kamimi a metodologia é trabalhada na forma de atendimentos individuais e presenciais, cursos, livros e conteúdo compartilhado na internet.

Blog Trocaria

O Trocaria é um movimento que incentiva o consumo consciente e colaborativo da moda por meio da prática da troca e reuso de roupas e acessórios. O blog foi criado em 2015 com o objetivo de compartilhar informação a respeito do consumo consciente da moda, mas no mesmo ano, passou a organizar festas de troca, onde os participantes tem a chance de abrir o coração e o guarda-roupas, colocando os desapegos parados no armário para circular.

Costura Sustentável

Costura Sustentável começou em 2009 como um blog de nome Para Tudo, com a ideia de um espaço que pudesse abrigar dicas de moda, cultura, beleza e, claro, notícias sobre sustentabilidade. Com o crescimento do tema Moda Sustentável, e as novas experiências adquiridas pela jornalista Patrícia Saito, em 2010 Para Tudo se transforma em Costura Sustentável e passa só a reunir posts, notícias, artigos e vídeos sobre moda sustentável. A colaboração em projetos, a participação em palestras e eventos do setor têxtil, o retorno dos leitores e uma viagem para Londres em 2011 tornam a iniciativa mais concreta. Em 2012 o blog se transforma em uma empresa de consultoria com foco em comunicação, moda e sustentabilidade.

Stylo Urbano

O Stylo Urbano é um site, criado em 2014, com foco em moda, sustentabilidade, tecnologia, arquitetura, design, artes visuais e criatividade. Sob o comando de Renato Cunha, a plataforma traz 15 posts semanais com conteúdo de relevância global de forma ousada e divertida.

The Greenest Post

Como diz a própria descrição do site:TheGreenestPost é formado por garotas que se cansaram de notícias apocalípticas e querem dar espaço para projetos e pessoas que buscam fazer a diferença. A plataforma é um portal de notícias bem abrangente para quem busca inspiração e não sabe por onde começar para trilhar os caminhos da sustentabilidade.

Conexão Planeta

Criado pelos jornalistas Monica Nunes, Marina Maciel e Suzana Camargo, o Conexão Planeta nasceu com larga experiência em sustentabilidade, adquirida ao longo dos últimos oito anos no Planeta Sustentável, o maior site sobre o tema em Língua Portuguesa (assim declarou a Fundação das Nações Unidas). Em suas publicações, o portal aborda temas como preservação da natureza, proteção aos animais e ecossistemas, mudanças climáticas, redução da desigualdade, inclusão social e econômica, consumo consciente e tem em seu radar pautas a respeito de inovação, mobilidade urbana, cidades mais humanas, estilo de vida, casa sustentável, simplicidade voluntária, biodiversidade e alimentação saudável.

Origem Sustentável

Apoiado pelo Sebrae, o programa de certificação Origem Sustentável tem como gestor o Instituto By Brasil e a coordenação da Profª Tereza Cristina Carvalho, do Lassu –Laboratório de Sustentabilidade da USP – SP.  O programa foi lançado em 2013, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes foram certificadas por seu alinhamento aos quatro pilares avaliados: ambiental, econômico, social e cultural.  A certificação, que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, reconhece as empresas brasileiras que já incorporaram a sustentabilidade em seus processos produtivos. 

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: