Antes de começar a dizer sobre do que se trata esse texto, quero agradecer a força e incentivo que recebi para continuar com a Rabble e com a ministração de aulas, após em um momento de desespero anunciar o fim da marca e das atividades como facilitadora, nas redes sociais e na coluna “Como foi empreender e porque a moda sustentável caminha em passos lentos” publicada aqui no Moda mês passado. Empreender é muito difícil e às vezes podemos desanimar, mas percebi que mesmo que existam esses momentos, o importante é não desistir, e continuar lutando pelo o que acreditamos. E é por isso que a Rabble voltouuuu. Acompanhem as novidades nas redes sociais e fiquem por dentro das aulas.
Agora vamos ao que interessa. Constantemente as pessoas me perguntam sobre projetos que deem visibilidade aos estudantes e designers de moda que querem atuar com calçados. Hoje resolvi falar sobre um deles. Aliás, eu quero ser alguém que dê a formação e também compartilhe as oportunidades para vê-los inseridos no mercado. Então, esse texto é para falar da Moda.Co, uma plataforma online que faz a ponte entre os estudantes e designers com as empresas do setor. O objetivo é dar visibilidade e oportunidade para você apresentar seu talento ao mercado. Isso fornece para as empresas uma mão de obra qualificada, com baixo custo e sem burocracia. O que acaba sendo bom para todos.
E apesar de à primeira vista parecer que é uma forma de as empresas apenas se apossarem de diversos talentos a custos super baixos, onde mais um estudante ou designer teria a oportunidade de ver uma criação sua sendo usada por uma Piccadilly, por exemplo? Colocar isso no portfólio facilita a entrada no mercado, além de que seu projeto fica exposto para equipes de marketing e criação das empresas do setor calçadista o ano todo.
O Moda.Co, é uma plataforma financiada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) que é responsável por fomentar o setor com apoio para exportações, assessoria a pequenas empresas, eventos como a feira Couromoda. Enfim, eles desenvolvem diversas ações e projetos, e estão a frente do setor também como um regulamentador, vale a pena dar uma olhada e conhece-los melhor pelo site Abicalçados.
De volta à plataforma da Moda.Co, explico como ela funciona: Ao longo do ano as empresas colocam os desafios e temas para projetos no site e você, designer, pode se inscrever para quanto projetos quiser. Essa inscrição é gratuita. E tanto as marcas em questão, como a comunidade cadastrada no site, podem votar nos projetos preferidos. Há um prêmio com valor médio de R$ 2 mil para o ganhador de cada projeto escolhido pela empresa que propôs o desafio. E há um prêmio de R$ 700 para o projeto mais votado pela comunidade. As empresas ganham os desenhos, vocês ganham reconhecimento e ficam próximos a contatos importantes do setor.
Ainda pra esse ano, a plataforma está com três desafios abertos, todos com limite até o dia 10 de outubro para envio dos projetos.
O primeiro projeto é proposto pela própria Abicalçados, onde a proposta é desenvolver um modelo que utilize tecnologias vestíveis, (wearables). O segundo projeto é da Morena Rosa, que pede três modelos conceituais para a coleção 2019, com base nas tendências sugeridas por eles no edital. E o terceiro é da Veleno, que também propõe o desenvolvimento de modelos com base no branding da marca.
Que tal ter seu modelo desfilando nos pezinhos de todo mundo por ai e expostos nas mais diversas lojas? Vai ficar bonitão esse projeto exposto no seu portfólio, hein?
Então aproveita e já vai dar uma olhada no site Moda.Co e fica por dentro dos briefings.
A plataforma está no ar desde 2016 e já conta com um histórico de 16 projetos propostos por marca como West Coast, Usaflex, Grendene, ou seja, um projeto assinado por você, exposto por grandes marcas.