Um galpão industrial desativado na Vila Leopoldina, zona oeste da Capital paulista, será o endereço da São Paulo Fashion Week a partir de outubro deste ano e até outubro de 2020 quando ocorrerá a edição de número 50. Essa é apenas uma das mudanças anunciadas para a mais famosa semana de moda da América Latina.
Com características de festival e uma programação que promete incluir palestras, exposições, performances musicais e laboratórios criativos, além da série de desfiles, a 46ª SPFW acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro, no ARCA – nome como vem sendo chamado o galpão que é administrado pela agência Nós Consulting.

Local que já foi ocupado por uma fábrica metalúrgica será sede da SPFW até 2020 – Foto: Divulgação SPFW
Outra novidade é a venda de ingressos que – pela primeira vez – garantirá a entrada do público em geral para acompanhar as atividades paralelas. Já os desfiles seguirão o mesmo protocolando com entrada restrita para convidados.
As mudanças da plataforma chegam após 23 anos apostando praticamente no mesmo formato e depois do grupo InBrands, detentora da Luminosidade (empresa que criou a SPFW) anunciar a venda de 50,1% do evento para o grupo IMM Esporte e Entretenimento – do fundo de investimento árabe Mubadala, que no Brasil se responsabiliza por eventos e marcas como Cirque de Soleil e Rio Open.

Desfile de abertura da 45ª SPFW em abril de 2018 – ÁGUA DE COCO Por Liana Thomaz | Brasil com Z | SPFW N45 – (Luciana Prezia) – Foto: Agência Fotosite
Confira na íntegra artigo escrito por Paulo Borges.
SPFW N46 Criatividade No[made]
Paulo Borges *, artigo 001
Somos criativos, “no made”, “no mad”, nômades. Quem carrega a criatividade como parte de sua essência, sabe muito bem assumir a impermanência das coisas. O ofício de transpor para o real e o material algo que germina no mundo das ideias requer desprendimento, coragem.
Ser criativo, não criado. Assumir-se inacabado é também estar consciente de uma contínua transformação. Criativos, não loucos. Vanguardistas na capacidade de projetar o que vem depois. Nômades capazes de viajar rumo ao desconhecido para buscar no horizonte o novo terreno fértil.
É esta Alma criativa que sempre dá vida ao SPFW. Já não somos mais Luminosidade (empresa que criou e realiza o SPFW, e outros projetos como o FFW ), mas somos muito luminosos, estamos ainda mais iluminados.
Agora somos IMM Moda, e fazemos parte de uma estrutura com vários projetos importantes e únicos, como o SPFW.
Somos inquietos, imperfeitos, por isso sempre em movimento.
Antes mesmo de criarmos o SPFW, ainda em meados dos anos 1980, optei por uma trajetória sempre através da Moda. Incentivando a criatividade, o novo, formamos carreiras, geramos empregos, movimentamos negócios, compartilhamos conhecimentos. Sistematizamos processos e novas profissões.
Um fenômeno único que teve a cidade de São Paulo como ponto de partida, mas que imediatamente se irradiou para todo Brasil.
Evoluir, apontar caminhos.
Nos desafiamos, nos arriscamos, e sempre nos colocamos em terrenos desconhecidos, por isso sempre Novos.
Fazemos e vivemos a nossa transposição.
Com Alma para se reinventar constantemente em direção ao futuro que queremos, o SPFW se lança a partir desta edição ao desafio de ocupar novos territórios em São Paulo, Vila Leopoldina – espaço ARCA, novo eixo de fomento à inovação, tecnologia, transformação e economia criativa, ressignificando o espaço principal do evento.
Este é o momento de somar ainda mais com um movimento de transformação de uma cidade que, assim como o SPFW, não para de se reinventar. Juntos promoveremos novas formas de conexões, novas centralidades. Novas relações, novas economias, mais humanas, mais afetivas.
Estar aberto à mudança liberta medos, rompe bloqueios e ilumina o desejo. Uma edição para atender a um chamado da Alma.
Paulo Borges
*Este artigo é o primeiro de uma série que Paulo Borges, fundador e diretor criativo do SPFW escreverá sobre este novo momento do evento.