“Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual a sua visão do mundo”. Quem disse isso foi o teólogo, escritor e professor universitário catarinense, Leonardo Boff. E creio que se encaixe perfeitamente nesta vitrine que propõe uma seleção de marcas brasileiras que produzem armações de óculos sustentáveis.
Qual a sua visão do mundo? Em quais práticas você se apega quando o assunto é consumo? Que tipo de negócio financia? A todo tempo procure enxergar todo o processo de produção dos produtos adquiridos.
Esse conteúdo te entrega seis opções de marcas brasileiras que apostam no feito à mão e em práticas necessárias para fazer com que as pessoas enxerguem o mundo definitivamente melhor. Bora conferir?
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Rodrigo Cury e Martina Seibel são os fundadores da Preza. Ambos são designers e apaixonados pelo tema sustentabilidade, criaram a marca em Porto Alegre, no Rio Grande do Su, quatro anos atrás – Foto: Reprodução Instagram @preza.me
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O objetivo é desenvolver produtos com DNA brasileiro e com discurso global. Para isso, a Preza faz uso do conceito upcycle. Resíduos industriais servem de matéria-prima – Foto: Reprodução Instagram @preza.me
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Além da produção de baixo impacto, a marca promove responsabilidade social, comércio justo ao abraçar um ideal de equilíbrio entre natureza, sociedade e economia – Foto: Reprodução Instagram @preza.me
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Na contramão da produção em massa está também a Rwood Óculos de Madeira. A marca é de Floripa (Santa Catarina) – Foto: Reprodução Instagram @rwood_oculosdemadeira
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E seus óculos de sol e de grau são feitos com madeira reaproveitada de forma 100% artesanal, leia-se um a um, em um estúdio no sul da ilha – Foto: Reprodução Instagram @rwood_oculosdemadeira
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O objetivo da marca é despertar e inspirar a conscientização ambiental ao dar melhor destino para madeiras descartadas por marcenarias que trabalham com móveis de demolição e garimpo – Foto: Reprodução Instagram @rwood_oculosdemadeira
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Marca de óculos de grau e de sol feitos à mão e de matéria-prima reciclada, para a Zerezes tanto faz se a sua preferência é pelo formato da armação, o que a marca mesmo valoriza é o “consumir boas práticas” – Foto: Reprodução Instagram @zerezes
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Guiada pelo design e responsabilidade socioambiental, a Zerezes trabalha com materiais ressignificados e valoriza também a história de quem coloca as mãos em sua produção – Foto: Reprodução Instagram @zerezes
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A marca carioca existe desde 2012 fomentada pela prática do trabalho e comércio justo. A marca também atua como ótica e presta suporte e reparo de seus produtos independente do tempo de uso – Foto: Reprodução Instagram @zerezes
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A Leaf também investe no feito à mão e aposta na mão de obra nacional. Os óculos acabam sendo bem personalizados, sob medida, e a reestilização e manutenção das peças também fica garantida de forma permanente – Foto: Reprodução Instagram @wearleaf
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Como trabalha também com material de madeira, a marca afirma que procura entender de onde ela vem, se é legalizada, se possui certificação, e se realmente pode ser usada para aquele propósito – Foto: Reprodução Instagram @wearleaf
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Para minimizar parte do impacto ao meio ambiente, a Leaf tem parceria com a Iniciativa Verde e a cada 100 peças vendidas, planta uma árvore – Foto: Reprodução Instagram @wearleaf
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Outra marca que preza pela moda sustentável e o consumo consciente é a Woodz. A marca aposta em máximo design e mínimo impacto para produzir óculos e relógios. Foto: Reprodução Instagram @woodz.com.br
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A madeira – principal matéria-prima empregada em suas peças – são de plantio 100% certificado – Foto: Reprodução Instagram @woodz.com.br
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A marca afirma também que a cada peça vendida planta uma árvore por meio do projeto “Trees for the Future” e em parceria com da ONG Banco de Alimentos doa também 1 quilo de alimento – Foto: Reprodução Instagram @woodz.com.br
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Valorizando a madeira, a Allwood surgiu do amor e sonho em comum de um pai e sua filha e do desejo de unir moda e cultura ao consumo consciente e boas causas. Os óculos produzidos pela marca são de madeiras certificadas: Imbuia, Pau Ferro, Nogueira e Bambu – Foto: Reprodução Instagram @all.wood
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A marca trabalha o conceito upcycling e também evita aditivos químicos durante o tratamento e finalização das armações que atendem os óculos de sol e de grau da marca – o que torna o produto bem mais naturais e orgânicos – Foto: Reprodução Instagram @all.wood
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Além do aspecto biodegradável, a marca também se preocupa com questões sociais e contribui com o desenvolvimentos das ONGs Reciclar e Meninas da Marcenaria que colaboram na montagem das peças e produção das embalagens – Foto: Reprodução Instagram @all.wood
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