Upcycling: Marca paulistana propõe transformação de peças de bike em moda — Moda Sem Crise
24 • março • 2017

Upcycling: Marca paulistana propõe transformação de peças de bike em moda


MODA – São Paulo está entre as cidades brasileiras em que mais cresce nas ruas o número de bicicletas. E foi neste mesmo cenário que um trio de amigos apaixonados por mobilidade e arte urbana se juntaram para transformar peças de bicicletas que seriam descartadas em acessórios de moda. Seguindo o conceito upcycling, que propõe a ressignificação de resíduos, tornando-os novas peças, Camila Cardoso, Emiliano Martins e Luciana Souza, decidiram criar  a Biciclagem. Uma marca de pulseiras, brincos, chaveiros e colares.

Voluntários em ONGs de mobilidade urbana de São Paulo, os sócios tiveram a ideia de criar a marca após constatarem a quantidade de lixo produzida pelas bicicletarias da cidade. Segundo Luciana, o trabalho da equipe sempre inclui ir em bicicletarias para a arrecadar doações para oficinas feitas por eles. “Nesse processo de retirar as doações percebemos muitas peças que não servem para as oficinas que acabam sendo descartadas”, conta.

O projeto começou a ser desenvolvido no final de 2016 por Luciana e Camila. “Em janeiro conversamos com o Emiliano e formou-se a equipe. Entre janeiro e fevereiro ficamos estudando o material e desenvolvemos algumas peças. Marcamos uma conversa com um parceiro para mostrar nosso trabalho e ver a possibilidade de ter um local físico para vender”, explica.

upcycling-marca-paulistana-propoe-transformacao-de-pecas-de-bike-em-moda

Os sócios Camila, Emiliano e Luciana – Foto: Divulgação

E assim correntes e borrachas de câmaras são resignificadas, ganhando novas utilidades. Os acessórios possuem estilo contemporâneo e são destinados àqueles que se interessam por ocupações artísticas e culturais nas ruas. Os materiais das bicicletas são recontextualizados, mas a intenção dos criadores da marca é que eles ainda continuem a se manifestar no espaço urbano. “Nós pegamos tudo que não é aproveitado nas oficinas para transformar em Biciclagens. Tudo é feito por nós, da retirada dos materiais, a limpeza e tratamento, e nas criações.”

upcycling-marca-paulistana-propoe-transformacao-de-pecas-de-bike-em-moda

Artigos também estão à venda no site da marca – Foto: Divulgação

As pulseiras, brincos, colares e chaveiros são focados no uso do dia a dia. A partir do lançamento, a gama de produtos constantemente irá passar por atualizações, uma vez que as possibilidades de reutilização são diversas, mutáveis e dinâmicas, assim como as ruas e avenidas da cidade.

Todos os acessórios vão estar disponíveis para visualização no evento de lançamento da marca, que acontece neste sábado (25), a partir das 19h, na Mobike – Bikeshop – oficina e articuladora de passeios – loja localizada na Vila Butantan – rua Agostinho Cantu, 47. Outras informações: Biciclagem

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: