#AGENDA – Um evento para sacudir a Moda brasileira. É o que propõe o Instituto Brasileiro de Moda (IBModa) que entre os dias 25 e 29 de setembro, promove em São Paulo, a 1ª Semana Brasileira de Moda. O evento é resultado de uma agenda que soma ao ponto de partida da iniciativa, o 5º Congresso Internacional de Negócios de Moda (CINM), o Fashion Films Festival (FFF), o Pitch Star US e a Feira Join Makers – realizada em parceria com o site Moda Sem Crise.
“O CINM começou em 2011 e ele está dentro da esfera do IBModa e desde o início sempre esteve focado na questão acadêmica e de produção de conhecimento. A gente sempre acreditou na prática de que todo e qualquer tipo de programa de educação tem que estar alinhado com a questão do mercado. Por isso o congresso conta com uma série de palestras, que são mesas formada por pesquisadores, marcas, empreendedores e gestores, com o interesse de promover o debate com quem entende do assunto. A moda cresceu muito nos últimos tempos mas, às vezes, se distancia do que o precisa ou de como que é o mercado. Então, um dos objetivos do CINM é essa aproximação”, explica Luciane Robic, diretora de Marketing do IBModa.
As duas primeiras edições do CINM tiveram como endereço a cidade do Rio de Janeiro (RJ). E depois o evento nos anos de 2015 e 2016 foi realizado em Porto, em Portugal, país com o qual o IBModa tem uma relação bastante próxima. De volta ao Brasil, o congresso dessa vez tem como cenário a Capital paulista. E está sendo promovido pelo instituto em parceria com os cursos de Têxtil e Moda e de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), no campus da Zona Leste – local que abriga o evento nos dias 26, 27 e 28 de setembro.
A ideia de realizar um evento ainda maior e chamá-lo de 1ª Semana Brasileira de Moda surgiu após incorporar ao planejamento do CINM o Fashion Films Festival. E se consolidou com a possibilidade de colocar em prática a Feira Join Makers, dedicada a negócios pautados por sustentabilidade, inovação e criatividade.
“Somos ousados e com tanta coisa, a gente decidiu criar a 1ª Semana Brasileira de Moda. Na segunda, dia 25, a gente está trazendo o 1º Fashion Films Festival. Esse é um festival de filmes publicitários focado em moda. O objetivo de difundir o mundo da moda a partir do ponto de vista da publicidade. E é interessante porque o FFF acontece em muitos lugares, como Berlim [Alemanha], Barcelona [Espanha], Porto [Portugal], Nova York [Estados Unidos], então o festival de Porto está nos apadrinhando. Eles já vinham dizendo que tínhamos trazer o evento para o Brasil. Então decidimos fazer este ano”, diz Luciane.
O FFF acontece na noite do dia 25, no Unibes Cultural. Na ocasião serão apresentados os vencedores inscritos nas categorias de: Filmes do Autor; Filmes de Marcas; Filmes de Têxteis Técnicos; Filmes do Estudante; Filmes de Moda Internacionais. Além da escolha da comissão julgadora, o FFF conta com apoio do voto popular. Também está prevista a realização de um bate-papo com o figurinista e docente do programa de Têxtil e Moda da USP, Fausto Viana e a cineasta e docente do programa de Artes Visuais da USP, Giselle Gubernikoff.
De Rejane Herzer, o filme fashion “Depression” está entre as produções inscritas. Proposto para a revista AnOther feito para a disciplina de Produção de Moda da Universidade Feevale, localizada em Novo Hamburgo (RS), com a temática da depressão, a obra concorre na categoria “Filme de Estudante. Outros filmes estão também à disposição para a exibição no site da 1ª SBModa.
No dia seguinte, 26 de setembro, o evento segue para a EACH | USP Leste. Durante três dias estudantes, profissionais e interessados terão a chance de acompanhar os painéis: “GPS – Onde estamos? Para onde vamos?”; “Formas e Volumes – Pensando fora da caixa”; e “Farmácia – Remédio para você, seu negócio, sua empresa”.
“Para o primeiro dia do CINM está vindo o Paulo Vaz, presidente da Associação Têxtil do Vestuário de Portugal. O que é bastante significativo, porque Portugal se refez das chamas e eles têm um posicionamento muito interessante no sentido de tecnologia. Desde 2014 há um plano estratégico estabelecido para países da Europa para o setor têxtil com metas a serem alcançadas até 2020. E em setembro do ano passado Portugal já tinha batido todas essas metas. Claro que é um país moderno, mas conseguiram se posicionar pela moda de uma forma bem qualificada”, diz Luciane que menciona outros nomes também de tamanho destaque.
“As palestras contam com nomes de referência acadêmica e mercado e estão divididas por essas três temáticas. GPS é bem isso, onde nós estamos e para onde vamos com a moda. Formas e volumes é também uma importante questão dentro do congresso, e a gente traz não só marcas conhecidas, mainstream, a gente traz muita marca nova e essa pessoa chega com um outro olhar, principalmente, neste dia. E farmácia focado nos negócios. E estamos na quinta edição. E sabemos que existem outros congressos, mas nenhum, até mundialmente a gente procurou antes de compor esse projeto, nenhum outro congresso tem o foco de business”, afirma Luciane que explica ainda que as palestras acontecem no período da manhã.
À tarde, após as palestras, o CINM abre espaço para a apresentação dos trabalhos acadêmicos e a uma outra programação que envolve mesas de debates sobre diferentes temas.
Terça-feira (26), acontecem os talks: Gênero e Moda, com a participação do estilista criador da D-Aura, Lucas Menezes, a docente do Programa de Têxtil e Moda da USP, Suzana Avelar, a professora de Modelagem do Vestuário na ETEC Carlos de Campos, Maíra Arcoverde. Para discutir Pluralidade X Padrão Estético participam as estilistas Aline Vito e Giovanna Pitombo e a consultora de estilo, pesquisadora de tendências e idealizadora da Clamarroca Plus, Mariana Camargo. E para a mesa sobre Tendência e apropriação cultural são esperadas Lúcia Udemezue, Cientista social, produtora e arte-educadora do coletivo Manifesto Crespo e Cynthia Mariah, Coordenadora de estudos e pesquisas da Associação Nacional de Moda Afro-brasileira (ANAMAB).
Para o dia 27, além da apresentação dos trabalhos científicos, para o período da tarde está sendo preparada a Oficina: Mão na massa do Desguarda Roupa, com Bruna Castro e Nádia Mello.
E no último dia de congresso (28), estão programados os talks sobre “Responsabilidade Socioambiental na Moda” com Natasha Lopes, sócia-fundadora do PanoSocial e Marina Colerato, fundadora do Modefica. E “Moda e Tecnologia”, com a sócia-fundadora da Kraft, Mariana Marcílio.
Pitch Start US da Moda + Feira Join Makers
Depois de uma jornada de três dias de imersão em temas relacionados ao futuro da moda, a 1ª Semana Brasileira de Moda abre espaço para que empreendedores de moda possam expor, apresentar e realizar negócios. O evento tem início às 10h da manhã com o Pitch Star Us, segue depois das 13h com a Feira Join Makers e acontece no Quintal 1620, no Sumaré, em total clima de descontração.
André Robic, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), explica que a moda é um dos principais setores econômicos no Brasil e no mundo e passa por um momento de significativas transformações: onde tecnologia, sustentabilidade, comércio eletrônico, indústria 4.0 e informações digitais, entre outros fatores, vêm mudando e irão mudar profundamente toda a estrutura do setor. Para o empresário, é hora de modelar negócios inovadores e aproveitar as oportunidades que o setor oferece.
Pensando nisso, o IBModa realiza o 1º Pitch Start Us. Com o objetivo de convidar empresas e empreendedores no setor da moda com potencial de crescimento e que possam ser incubadas para apresentação de seus produtos e modelos de negócios inovadores e que levem em conta o impacto social, ambiental, cultural e econômico. O pitch de moda irá selecionar dois projetos e premiá-los com a inscrição no programa Espyral, da incubadora Habits e mentoria do IBModa de 32 horas.
Já a partir das 13h, também no Quintal 1620, o IBModa promove em parceria com o Moda Sem Crise a Feira Join Makers. Dedicada ao empreendedorismo de moda sustentável, inovador e criativo, o evento vai reunir marcas autorais que queiram mostrar e colocar à venda seus trabalhos e brechós interessados em expor e vender peças de seus acervos. O objetivo é fomentar a economia criativa e o consumo consciente.
“A parceria entre o IBModa e o Moda Sem Crise surgiu durante um curso promovido pelo IBModa com o Lab Fashion. Participei de todos os módulos e não foram raras as vezes em que a conversa com os colegas, agora também parceiros, colocou em debate a importância de nos reunirmos em para a realização de uma feira e sobre abrirmos espaço para que outras marcas fossem também apoiadas pelo projeto. O Moda carrega no DNA no interesse pela promoção de novos talentos e negócios criativos de moda. Fazer parte dessa agenda, realizar essa feira é um desafio, mas também uma oportunidade incrível para colocarmos muito em prática aquilo que pautamos na plataforma”, diz Marcela Fonseca, jornalista fundadora e diretora geral do site.
Ainda segundo Marcela, a Join Makers acontece no Quintal 1620 não por acaso. O local é um espaço bastante democrático e muito bem localizado (Avenida Dr. Arnaldo, número 1620, ao lado da Estação Sumaré do Metrô. “O Quintal faz jus ao nome, com árvores, piscina e um maravilhoso galpão. Lá funciona um coworking e o local abriga uma loja colaborativa de artigos de moda, arte, decoração, além de contar com um restaurante de comidinhas e bebidas orgânicas. Um cardápio que além de saboroso tem preços acessíveis. Achamos a escolha perfeita para um evento que tem como mote a sustentabilidade, inovação e a criatividade de talentos brasileiros.”
Além dos expositores, o evento que se estende até às 21h acontece em ritmo de happy hour. “Estamos preparando algo realmente lindo, com música ao vivo, com oficinas de criação de acessórios com a Rude, marca da designer de acessórios Clarissa Rosas, e oficina de calçados com a artesã de sapatos Monique Brasil da Rabbleshoes. Só digo uma coisa, estamos trabalhando com amor para fazer deste um grande dia”, completa a jornalista.
Serviço:
1ª Semana Brasileira de Moda
De 25 a 29 de setembro
Informações: Semana Brasileira de Moda
Fashion Films Festival São Paulo
Dia 25, a partir das 19h
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré
Para convidados| Não há taxa para inscrição dos filmes
Para inscrever filme ou assistir aos filmes já inscritos e votar acesse: FFF
5º Congresso Internacional de Negócios de Moda
Dias 26, 27 e 28 de setembro, a partir das 19h30
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH|USP Leste) – Rua Arlindo Béttio, 1000 – Jardim Keralux, São Paulo – SP
Valor do investimento: R$ 590 ingresso integral; R$ 400 para professor e alunos de escolas parceiras; R$ 215 ouvintes por dia; Alunos e professores da USP estão isentos da inscrição.
Informações e inscrições – confira no site as condições de inscrição: CINM
Pitch Star US + Feira Join Makers
Dia 29, Pitch – a partir das 10h | Join Markers – a partir das 13h
Quintal 1620 – Avenida Dr. Arnaldo 1620 – Entrada gratuita
Informações para interessados em participar do Pitch Start US
Não há taxa de inscrição
Informações e inscrições para interessados em expor na Join Makers
Valor do investimento para as marcas selecionadas é de R$ 80.
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