Tecidos: Curso ensina caminhos para analisá-los e compreendê-los — Moda Sem Crise
04 • agosto • 2017

Tecidos: Curso ensina caminhos para analisá-los e compreendê-los


#AGENDA – Um dos temas mais complexos dentro da indústria têxtil diz respeito a um de seus principais elementos: o tecido – ao menos até aqui. Entender as fibras têxteis e tudo o que cerca o assunto é fundamental para compreender e fazer Moda. “Não existe vestuário sem têxtil, sendo assim, o tecido é a unidade primeira e sem tecidos nada acontece. E saber coisas a respeito, como, por exemplo, a composição é fundamental por diversos motivos, como cuidar das peças – lavar, passar, armazenar -, mas ainda podemos elencar o caimento, a modelagem, os tipos de acabamento, entre outras coisas. Tudo isso está encadeado e precisa um do outro”, explica Fabianna Pescara, estilista, figurinista e professora que nos dias 19 e 20 de agosto ministra o curso “Tecidos – Como analisar e compreender”, no Ateliê Mariana Iannuzzi, em São Paulo.

Tecidos: como analisar e compreender é o que propõe o curso de Fabianna Pescara - Foto Google Imagens

Tecidos: como analisar e compreender é o que propõe o curso de Fabianna Pescara – Foto Google Imagens

Segundo Fabianna, o assunto é bastante vasto e são muitos os desafios para quem pensa dominá-lo plenamente. “Meu trabalho se relaciona ao têxtil diretamente ligado ao produto e a criação. Como entender um produto pronto e a ser criado a partir do têxtil é o que proponho. Em 12 horas de aula, a ideia é dar um embasamento, iniciar no assunto e trazer uma informação mais acessível para quem nunca teve contato teórico-prático com o assunto. Trabalharemos dos dois modos, a prática realizada para fundamentar a teoria vista em aula. E iremos experimentar fazendo estudos e análises desde fibras, cartelas de materiais, peças prontas para refletir sobre o todo. Desafio é entender o assunto de modo encadeado, que um elemento precisa de outro. Não se deve decorar e sim entender, isso parece óbvio, mas não é. Entender os motivos, as características, os fundamentos das matérias-primas é o que deve ser feito. Refletir é que faz a real compreensão dos têxteis.”

Vinda de Curitiba, Paraná, Fabianna tem formação em Artes e Moda, área na qual atua especificamente há 15 anos. “Trabalho com desenvolvimento de produto, tive uma marca por oito anos e desenvolvo figurinos cênicos. Há dez anos comecei a dar aulas em diversos cursos de moda e isso foi se intensificando com o passar dos anos em cursos de formação, graduação e de pós-graduação. Sempre gostei e tive curiosidade pelo têxtil, principalmente, por ser fundamental para meu trabalho de criadora e por ter tido uma professora da área que sempre me incentivou.”

O curso sobre tecidos foi desenvolvido a partir do interesse de alunos de seu primeiro curso – formação em Consultoria de Imagem – e conta com conteúdo capaz de atender profissionais com pouca instrução no assunto, como, consultores de imagem e estilo, aliás, mercado em franco crescimento. “Meu curso atende quem tem pouco conhecimento no assunto e pouco estudo a respeito. O curso traz um viés do produto ligado ao têxtil e as necessidades de profissionais diversos da moda, não apenas os criadores. Consultores de imagem, personal stylists, donos de confecções, gerentes de lojas, vendedores, profissionais que pretendem empreender na moda e que não se sentem aptos, todos são bem-vindos e sairão com informação para acrescentar em seus trabalhos. O curso trabalha de modo bem interdisciplinar e transversal.”

Fabianna chega a São Paulo este mês para realização do curso que é essencialmente presencial. “Abrimos em parceria com o Ateliê Mariana Iannuzzi esta primeira turma em São Paulo. E estou em negociação para novas turmas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, além de mais uma em Curitiba, tudo ainda este ano. Em 2018 temos planos de voltar a São Paulo e também ir ao Nordeste”, completa.

Serviço

Tecidos – Como analisar e compreender

Local: Ateliê Mariana Iannuzzi – Rua Pais de Araújo, 77 – Itaim Bibi – São Paulo | SP

Data e horário: Dias 19 e 20 de agosto – Das 9h às 17h

Valor do investimento: R$ 780

Inscrições: Tecidos em Sampa | Sympla

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos!




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: