Inscrições abertas: Moda Documenta 2017 valoriza a memória — Moda Sem Crise
23 • maio • 2017

Inscrições abertas: Moda Documenta 2017 valoriza a memória


#AGENDA – Acontece em São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de maio, o 7º Seminário Moda Documenta em conjunto com o 4º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. O evento que acontece no Instituto Europeo di Design (IED) São Paulo, será realizado pelo Museu da Indumentária da Moda (MiMo), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (Abepem). De de caráter técnico-científico, o Moda Documenta tem como objetivo propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos e digitais e suas programações integram a Semana de Museus. A programação têm inscrições abertas.

O tema que norteará a edição 2017 do evento será “Memórias da Moda”. A ideia principal é intensificar o debate em torno da Memória, do Design e da Moda e, ao propor este eixo central relacionar saberes e fazeres diversos para propor uma reflexão sobre os modos de vestir.

Estão previstas mesas redondas, palestras, conferências e apresentação de pesquisas realizadas em pós-graduação, de professoras e professores ou, ainda, de  profissionais de galerias de artes, bibliotecas, tecitecas, instituições museológicas ou arquivísticas.

Durante a tarde do dia 29, a programação inclui: os minicursos “Como preservar a silhueta e volume das roupas em exposições por meio da manequinagem”, com Manon Salles; “Moda, museu e identidade: do local para o global”, com Maria Claudia Bonadio; e “Artesanato, moda e novas formas de audiovisual”, com Romero Souza e Rogério Ortiz. A noite acontece mesa de abertura com Victor Megido (IED), Kathia Castilho (Abepem) e Márcia Melo (MiMo). E em seguida a conferência de abertura discute o tema: “vestir a infância: indumentária histórica das crianças dos séculos 17 ao 21. Já na terça, dia 30, pela manhã acontece a mesa “Memórias de Ofícios – Alfaiates e Alfaiataria” com Juliana Barbosa (UFMG) e Eduardo Motta (Radar) e mediação de Márcia Merlo. À tarde a programação envolve a apresentação de artigos e grupos de trabalho. E a noite acontece a palestra “Pesquisa histórica em moda: desafios e possibilidades com Mara Rúbia Sant’ana (Udesc).

Quarta-feira, 31 de maio, último dia de atividades, a agenda começa com a mesa “Memórias afetivas: moda e cidade”, com Silvana Holmeizter (Cat Magazine) e Beto Guimarães (Carme), com mediação de Khatia Castilho. Mais tarde acontece a apresentação de artigos e grupos de trabalho, além de painéis digitais. E o encerramento do Moda Documenta terá após a palavra de José Carlos Carreira (IEDSP) e Márcia Merlo (MiMo), a conferência “Oriente e Ocidente: por onde caminha a moda” com o estilista Walter Rodrigues.

inscricoes-abertas-moda-documenta-2017-valoriza-memorias-moda-sem-crise

O estilista Walter Rodrigues encerra a programação do Moda Documenta 2017 – Foto: Google Imagens

O Moda Documenta considera que o vestir abrange o fazer, o saber, o ser, o estar, o sacralizar e o descartar. E privilegiando aspectos relativos à memória, cultura material, museologia e moda, propõe sobretudo, reflexão dos modos de vestir em suas múltiplas perspectivas e possibilidade analítica. Tais campos são enfocados em suas diferentes propostas de registro, catalogação, sistematização, análise e disseminação do conhecimento em Museus e Museologia, História, Antropologia, Design, Moda e áreas afins.

Serviço: Moda Documenta 2017

7º Seminário Moda Documenta em conjunto com o 4º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda

Inscrições: Moda Documenta

____

Curtiu este conteúdo? Quer ver mais? Siga o Moda Sem Crise no Facebook. Basta clicar no link cor de rosa, curtir a fanpage, seguir, interagir, e pronto, você  ficará por dentro de todas as novidades e publicações. Te esperamos! 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Responsivo por

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: