03 • junho • 2016

Moda com propósito: O Evangelho de Cristo pregado em estampas e acessórios


MODA – Um dos versículos bíblicos mais conhecido no mundo está no Novo Testamento, no Evangelho de João e diz: – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse poderia ser apenas mais um importante trecho das escrituras. Mas, mais do que isso, é o que dá sentido  ao trabalho de três marcas de roupas. Criadas a partir de conceitos cristãos, a 3.16 clothing, Wad e Virá fazem moda com propósito e anunciam a vida, ressurreição e a volta de Jesus Cristo por meio de estampas do vestuário e acessórios modernos.

Uma das precursoras deste movimento foi a Wad que com muito estilo chegou e se consolidou no segmento. Se o principal objetivo lá nos anos 2000 era fazer algo notável que se movimentasse na direção de uma mudança significativa capaz de cruzar a linha da utopia e do discurso vazio. Com trabalho e criatividade, a Wad elevou o nível na criação e em suas campanhas publicitárias.

Moda com propósito: o Evangelho de Cristo pregado em estampas

Coleção Recolored da Wad (Foto: Divulgação)

Com basicamente o mesmo tempo de estrada, Luiz Pequeno, 33 anos, sócio-fundador da Virá viu de perto toda essa cruzada. “Comecei a Virá em 2008, baseado na observação do mercado. Me converti [ao cristianismo] em 2002. Gostava de moda. Olhava para dentro da igreja e não conseguia achar nada que falasse de mim”, disse o empresário que deu início à marca curitibana de forma despretensiosa. “A Virá começou quase que como um hobby que trazia um dinheirinho. A ideia era provocar e gerar diálogo sobre o significado daquelas estampas. Uma maneira de explicar o Evangelho de maneira mais natural. O que a Virá e a Wad construíram neste mercado foi algo bem de vanguarda. A linguagem que havia até então era bastante simples”, disse Pequeno.

Coleção Outsiders da Virá (Fotos: Divulgação)

O desafio não era só transformar a moda usada, em sua maioria, por cristãos, em algo ousado e criativo, havia a questão do preço que se cobrava pelas peças. “Colocamos a cara a tapa para desbravar esse nicho. Fico feliz que ao longo desses anos ter conseguido resistir mesmo com um mercado tão difícil. E agora temos propostas novas. O mercado está competitivo. Estão surgindo marcas com DNA. Agora está ficando legal. Tem muita gente se inspirando nesta trajetória. Antes éramos apenas nós. Depois a coisa começou a se profissionalizar. A Wad elevou o nível. E hoje existe uma variedade de marcas”, disse Pequeno.

Relações Públicas e coordenadora de Marketing Digital da Wad, Raquel Ferreira Friesen, 26 anos, também comemora o crescimento do segmento. “Percebemos o movimento e sabemos que muitas novas marcas se inspiram em nós. Apoiamos toda e qualquer mudança que tenha como propósito o bem e a libertação das pessoas de um padrão que oprime. Há espaço para todos atuarem, isso é bacana. Estamos há muito tempo na estrada e nossa jornada foi muito difícil. Ficamos muito felizes de conseguir chegar até aqui”, comentou.

Parte de um projeto criado em Limeira, interior de São Paulo, há cinco anos, a 3.16 clothing [uma referência ao versículo com o qual dei início a esse texto] dá seus primeiros passos. A marca urbana também trabalha com um conceito cristão inserido em seus elementos. “Buscamos através de estampas, coleções e principalmente estilo, não só espalhar a transformação através do amor de Cristo, mas também mostrar que o cristão tem bom gosto ao se vestir”, disse o CEO Rafael Dias, de 24 anos.

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Coleção Alive da 3.16 (Fotos: Divulgação)

Para a última coleção, a 3.16 apostou em versículos com os quais retratou a vida e a morte. “Alive (Vivo), este foi o título da coleção. Estamos todos mortos até conhecer a verdade de Cristo, verdade que nos dá vida. Acreditamos despertar certa curiosidade nesta coleção, assim como a marca desperta ao ser vista”, disse Dias.

Batizada como Recolored, a última coleção da marca capixaba Wad conta com as estampas mais vendidas em versões recoloridas e repaginadas. “Essa é uma releitura que lançamos sazonalmente. A última coleção totalmente nova foi a anterior, Heroes, que tinha como base, seis heróis da fé. Caracterizamos esses heróis em personagens e essa personificação trouxe um símbolo para cada um”, explicou Raquel.

Já a Virá que trabalha duas séries por ano lançou recentemente a coleção Outsiders. “Desenvolvemos dentro de um tema a média de cinco novas estampas. A última série chamada Outsiders era algo visceral. Com estampas que acabaram surgindo de inquietações a respeito do cristão que sente que não se encaixa num mundo do qual faz parte”, completou.

Vídeo publicitário da campanha The End da Wad lançado em junho de 2015.

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