02 • outubro • 2018

Collab Moda Sem Crise e Recikle: Apoie, vista e expresse essa ideia


A vida é feita de recomeços. E o Moda Sem Crise desde o seu início soma vários. Aliás, cada recomeço é o que tenho chamado particularmente de “nova temporada” – creio que estejamos na quinta ou sexta. E a mais recente aconteceu em fevereiro passado. Revi meu posicionamento e, peguei o embalo do descontentamento com o layout, para mudar tudo o que precisava mudar.

Nesta época, também planejava colocar em prática um projeto para viabilizar recursos financeiros para a sustentabilidade da plataforma. Foi então que procurei a Recikle – uma marca de moda consciente e criada com base no empreendedorismo com propósito – para propor uma collab de camisetas.

Meu objetivo não era fazer uma coleção grandiosa. Queria apenas estampar nas peças algo que fizesse sentido tanto para mim, quanto para quem acompanha a minha história com o Moda. Propus então colocarmos à venda três modelos. E dos sócios Rafael Felsemburg e Bárbara Paiva ouvi o que precisava.

Dizem que tudo tem seu tempo. Que tudo tem sua hora. Então, devo dizer que finalmente – depois de uma série de adiamentos – chegou a hora de apresentar a collab Moda Sem Crise e Recikle. Espero que gostem. Cada camiseta está relacionada também a um dos vieses trabalhados nos conteúdos do Moda.

>>> Sim, a empatia é revolucionária. E este é o tema do Manifesto Moda Sem Crise. Em um planeta com mais de sete bilhões de habitantes, olhar para o outro com empatia pode parecer pouco, mas uma ação como esta, ainda que individual, tem o poder de refletir de maneira coletiva, ampliando seu poder de alcance. Escolha semear, conectar e multiplicar essa ideia, porque a empatia é revolucionária!

 

>>> Ninguém pode sonhar por ti. Essa frase diz muito sobre o jeito Moda Sem Crise de empreender. Mas, ela pode ser associada sim a outras áreas da vida. Você pode contar com o apoio de quem for. Mas, seu sonho é seu sonho, e a menos que tenha quem possa sonhar realmente junto, cabe única e exclusivamente a você torná-lo ou não realidade.

 

>>> #soulindaassim. O Moda Sem Crise parte do princípio que toda mulher é incrível pelo simples fato de ser mulher. pensando nisso, em 2016, a plataforma colocou no ar, ainda como uma projeto embrionário, a campanha #soulindaassim que contou com a participação de duas mulheres convidadas. A ideia era simples, fotografá-las e entrevistá-las. O conteúdo em que contavam sobre a relação que mantinham com seus corpos e com a moda, foi publicada no Moda. Em 2019, a campanha volta reformulada, mas com o mesmo DNA. Agora o objetivo é fotografar e entrevistar 12 mulheres, as publicações serão feitas mês a mês. E com o desejo de tornar a campanha ainda mais forte, o desejo é no final de 24 meses publicar um livro com conteúdos extras e inéditos sobre elas.

(Fotos: Carla Formanek | Make: Isabel Fornells | Stylist: Aline Aparecida | Apoio Devant Vintage Brechó)

Como funciona esse apoio ao Moda?

O objetivo dessa parceria é levantar recursos financeiros para que a plataforma Moda Sem Crise possa crescer e cumprir com a sua missão: propagar informação de relevância e de credibilidade. Ao adquirir um ou mais produtos desta coleção – que conta com três modelos – você além de se tornar apoiador ou apoiadora desta ideia, contribui com uma moda consciente e de valor.

O valor arrecadado pelo Moda Sem Crise com a venda deste modelo será convertido para as despesas da plataforma. Já o valor arrecadado pelo Moda Sem Crise com a venda deste modelo será convertido para a realização da campanha de protagonismo e empoderamento feminino #soulindaassim.

Ambos os projetos dessa collab são atores de mudança, seja comunicando, seja oferecendo produtos alinhados com a sustentabilidade. E essa parceria está sendo firmada em um tripé que envolve a escolha do algodão orgânico como principal matéria-prima; valorização da mão de obra e trabalho justo; e a pré-venda.

É importante ressaltar que a venda acontece em esquema de lote. Durante 15 dias o site da Recikle estará aberto para atender os interessados em adquirir uma ou mais peças desta collab. Para que a produção siga adiante precisamos vender um total de 50 peças. Caso você compre, mas o número necessário para a produção não seja suficiente, devolveremos o dinheiro sem qualquer prejuízo.

Sobre o algodão orgânico

O tecido escolhido para compor uma peça é sempre muito importante.  É o que vai garantir o seu conforto, a estética, qualidade e durabilidade. Para as camisetas dessa collab, o tecido de algodão orgânico foi escolhido a dedo. E por quê o algodão orgânico? Aí vão algumas das nossas justificativas da escolha desse tecido maravilhoso: é uma solução para diminuir o impacto ambiental negativo; é feito de fibras naturais; permite alta respirabilidade e absorção; proporciona muito conforto térmico e de movimentação; alta qualidade; produzido no Brasil; super alinhado com todos os valores da Recikle e do Moda Sem Crise.

Sobre a valorização da mão de obra e o trabalho justo

Pra gente não tem sentido colaborarmos com a causa ambiental, trabalharmos somente com tecidos ecológicos, respeitar o meio ambiente, e não dar a mesma importância para todas as pessoas que estão envolvidas no processo. Por isso, também trabalhamos para impactar positivamente a sociedade, com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas no nosso ecossistema, buscando sempre ser justo, respeitoso e ético.

Os nossos desafios diários são: A valorização de costureiras (sabia que todas as peças de vestuário são artesanais?!); Desenvolvimento das comunidades carentes brasileiras (hoje atuamos em alguns ateliês na Grande São Paulo); Redução do consumismo sem consciência. Pra que tudo isso aconteça, tem um detalhe de muita importância: a divisão justa e ética dos lucros. Com a venda, a comunidade também lucra, sempre transformando a vida de alguém.

A vantagem da pré-venda / Por que pré-venda?

Lutamos contra o consumo sem consciência e a favor do respeito à sociedade e ao meio ambiente e a pré-venda é um modelo que permite tudo isso, evitando a produção excessiva, desperdícios e depreciação dos produtos em estoque. A pré-venda incentiva ter consciência do produto antes de consumi-lo: Qual o material? Quem fez? Que causa estou apoiando? O preço é justo – levando em consideração toda a cadeia?. E também a produção sob demanda. Tudo isso, com muito carinho e a máxima qualidade possível!

E então? Quer a sua camiseta Recikle especial Moda Sem Crise? Acesse a loja Recikle.com.br/ModaSemCrise.

*Colaborou com essa publicação a sócia- proprietária da Recikle, Bárbara Paiva.

LEIA TAMBÉM

RECIKLE É MAIS DO QUE MODA: EMPREENDEDORES INVESTEM NO PROPÓSITO DE VIDA E DA MARCA




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

• Instagram •

Follow @modasemcrise

Moda Sem Crise • todos os direitos reservados © 2018 • Logotipo por Marina Takeda • Desenvolvido por Iunique • Studio Criativo

Newsletter

Receba no seu e-mail as atualizações do Moda Sem Crise! É só assinar aqui: